17/04 – História do Rádio

Publicado em: 09/08/2004

Pesquisa sobre 60 anos do rádio em Florianópolis será transformada em livro

O futuro livro “Caros Ouvintes: os 60 anos do rádio em Florianópolis” nasce da pesquisa dos radialistas Antônio Severo e Ricardo Medeiros, que hoje apresentam uma prévia do trabalho no Grupo de Trabalho (GT) de História da Mídia Sonora. O lançamento do livro está previsto para o dia 21 de setembro deste ano.Em Florianópolis, o rádio começou a funcionar nos anos 40, a época de ouro do rádio, através do Sistema de Alto-Falantes Central de Florianópolis, que no mesmo ano deu origem à Rádio Guarujá, ainda em atividade. A capital foi a quarta cidade de Santa Catarina a ter uma emissora de rádio, depois de Blumenau, Joinville e Itajaí.

Neste período as emissoras serviam como veículo de propaganda para as lideranças políticas e econômicas, mas ao longo dos anos, profissionais foram se apropriando da administração e conteúdo desses veículos, e adequando-os aos interesses comerciais e do público.

Programa de auditório irá marcar lançamento

A pesquisa para a elaboração do livro começou em agosto do ano passado e, segundo Severo, será concluída até julho deste ano. A idéia de fazer o livro originou outros projetos. Para o lançamento está sendo organizado um programa de auditório que deve ser apresentado no Centro Integrado de Cultura, no dia 21 de setembro. Será uma espécie de encenação com atores que desenvolvem uma série de produções de rádio, como radionovelas, teatros e noticiários, perante o público. Nos dias que se seguem ao lançamento do livro, será realizada a semana Roquete Pinto, uma série de palestras, debates e mostras sobre a história e o papel do rádio.

O projeto de elaboração do livro “Caros Ouvintes: os 60 anos do rádio em Florianópolis” começou com uma idéia do jornalista Ricardo Medeiros, que pesquisa o rádio desde 1998 e já publicou alguns trabalhos sobre o assunto. Quando Augusto Severo recebeu o convite de Medeiros para escrever o livro, estava preparando um projeto de doutorado sobre a credibilidade do radiojornalismo em Florianópolis. A prioridade ficou com o livro, pois, para Severo, esse trabalho terá uma maior repercussão pública.

O desenvolvimento do trabalho de pesquisa dos radialistas Antunes Severo e Ricardo Medeiros pode ser acompanhado pelo site www.carosouvintes.com.

Ana Lúcia Pessotto/Assessoria de Imprensa

Fonte: site do Curso de Jornalismo da UFSC

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *