3D é futuro
Rádio CBN Brasil | MUNDO DIGITAL, com Ethevaldo Siqueira
Milton – Ethevaldo, qual é a novidade do dia na área de eletrônica?
Ethevaldo – Como eu lhe disse ontem, tenho uma dúzia de assuntos interessantes entre as inovações da feira de Las Vegas, ou Consumer Electronics Show, Milton. A de hoje é sobre o cenário da TV 3D.
Milton – Muita gente tem afirmado que a TV 3D já morreu. Você concorda?
Ethevaldo – Absolutamente, não, Milton. Na verdade, a grande força da imagem tridimensional depende, antes de tudo, do cinema e da TV por assinatura e da TV aberta gratuita. O universo da imagem 3D é imenso, abrangendo os computadores, sejam os de grandes monitores, sejam desktops, laptops, tablets e smartphones.
Milton – Mas por que a TV 3D ainda não pegou?
Ethevaldo – Basicamente por duas razões: de um lado por causa da obrigatoriedade do uso de óculos. Embora já existam três ou quatro tecnologias que dispensam o uso de óculos, elas ainda não têm maturidade nem padrões mundiais aceitáveis. Por outro, por falta de conteúdo, tanto em blu-ray 3D quanto em conteúdos na TV aberta. Essa escassez de programas e filmes é maior na nova tecnologia de ultradefinição, 4K, que tem quatro vezes mais pixels do que a alta definição normal. Temos de reconhecer, Milton, que o mundo ainda tem um longo caminho a percorrer para chegar a uma TV 3D capaz de tornar-se popular, sem óculos, com conteúdo abundante e a preços razoáveis.
Milton – Em quantos anos você estima que isso venha a ocorrer?
Ethevaldo – Entre sete e 12 anos, Milton. Por volta de 2020 ou 2025. Será infantilidade dizer que a imagem 3D está morta. Mas, enquanto isso, teremos mais filmes para o cinema, os primeiros grandes documentários esportivos e científicos em 3D e ultradefinição. Os grandes eventos esportivos previstos para o Brasil neste ano, na Copa de 2014 e nas Olimpíadas de 2016, vão fornecer excelente material para esses documentos em blu-ray 3D e ultradefinição 4K. Relembro que vi um trecho de três minutos do jogo entre Corinthians e Chelsea exibido no Consumer Electronics Show, de Las Vegas, na semana passada. Só os corintianos sabem como é emocionante rever em 3D e ultra HD aquele gol do Guerrero e algumas defesas fenomenais do Cássio. Eu revi, Milton. O coração da gente dispara.
Milton – Até amanhã.
A edição do site do Instituto Caros Ouvintes tem a participação da equipe da Infomídia Comunicação. A Infomídia existe desde 1995, sediada em Florianópolis (SC). Atua com desenvolvimento de sites, produção de conteúdo e marketing digital para empresas e organizações não-governamentais.
Deixe uma resposta
Gostaria de deixar um comentário?Contribua!