70 Anos de A Voz do Brasil

Publicado em: 25/07/2005

Sexta-feira, dia 22, a “A VOZ DO BRASIL” completou 70 anos.  A primeira emissora de Santa Catarina, a Rádio Clube de Blumenau, já estava no ar há três anos quando o informativo radiofônico caracterizado pela música “O Guarani” foi criado no Governo Getúlio Vargas em 1935.
Por Manoel Timóteo de Oliveira

Até 1962, o mais antigo programa de radiodifusão era levado ao ar com o nome de “Hora do Brasil”. Nos primeiros 25 anos, apenas atos do Poder Executivo eram divulgados. O perfil editorial sofreu mudança em 1962, quando o Congresso Nacional na segunda meia hora do programa passou a integrar o noticiário.

Ainda em 1962 aconteceu a mudança de nome, passando a denominar-se “Voz do Brasil”.

A partir de 1945 o programa era gerado pela Agência nacional, órgão do Departamento Nacional de Informações, que substituiu o Departamento de Imprensa Nacional.Após a revolução de 31 de março de 1964 a Agência Nacional passou a integrar o Gabinete Civil da Presidência na República.

Em 1979, no Governo João Figueiredo, foi criado o Ministério da Comunicação Social, sendo Ministro Said Farah e a Agência Nacional foi transformada em Empresa Brasileira de Notícias (EBN), ficando responsável pelo noticiário oficial e a geração do Programa Voz do Brasil, que sofreu  algumas inovações na sua linha editorial.

Em 1988, no Governo Fernando Collor, a EBN foi substituída pela Rádiobrás. Atualmente este órgão é responsável pelo noticiário do Governo Federal e a “Voz do Brasil” é regulamentada pelo Código Brasileiro de Telecomunicações.


{moscomment}

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *