A imagem do Rio de Janeiro

Publicado em: 09/04/2013

É sem dúvida a imagem brasileira mais conhecida em todo o mundo. A praia de Copacabana, o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor, estão em toda parte. Essa imagem de beleza inigualável foi construída ao longo de muitos anos. Nem mesmo as ondas de violência que atingem a cidade, conseguem comprometer a imagem do Rio de Janeiro. Nestes tempos que antecedem a Copa do Mundo no Brasil, há grande preocupação das autoridades com a imagem da Cidade Maravilhosa, em face dos altos índices de criminalidade registrados em nosso país, especialmente no Rio.

O estupro de uma turista estrangeira,  assustou as autoridades. Os esforços serão redobrados para diminuir a violência e evitar possíveis desgastes na imagem da cidade. Vale lembrar, contudo que a prática de crimes como acontece no Rio de Janeiro, ocorre, também na maioria das grandes capitais mundiais.

É bom lembrar do episódio ocorrido em Londres quando a polícia matou um brasileiro por engano. Na Austrália aconteceu coisa semelhante com outro brasileiro. Nos Estados Unidos vários conterrâneos nossos foram mortos, vítimas da violência urbana. Na bela Paris quem não tomar cuidado nas entradas e estações de Metrô, pode sofrer um assalto no melhor estilo que conhecemos. Em Roma recomendam que o turista tome cuidado com os ladrões que frequentam locais de grande movimento.

Esses fatos registrados e comentados na imprensa não afetaram o fluxo de turistas para esses países. Não se sabe quantos  brasileiros deixaram de visitar Londres, Paris, Roma, Nova York, por que alguém foi assaltado, assassinado ou violentado.

Todo cuidado é pouco e todas as ações do governo no combate ao crime devem merecer apoio da sociedade e de todos os veículos de comunicação. Mas, ninguém deve perder o sono com receio de que um estupro ou um assalto possam comprometer a bela imagem da Cidade Maravilhosa. Como dizia Riobaldo; viver, é perigoso.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *