A importância da promoção nas rádios AM

Publicado em: 13/08/2010

Fernando Morgado

Entre os dias 16 e 17 de julho deste ano, participei do 10º Seminário da Qualidade na Radiodifusão: evento brilhantemente promovido pelo Sindirádio/RS (Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Rio Grande do Sul). Lá, palestrei sobre a força da marca e do conteúdo das rádios AM – ou melhor, talk, afinal, hoje elas não estão só no AM, mas também no FM, na Internet, na TV paga etc. – e um dos temas que abordei foi a importância das ações promocionas para as emissoras desse gênero.

É notório que as maiores promoções no rádio são vinculadas às emissoras musicais e isso se deve à vários fatores, potencializados, por exemplo, pelo apoio das gravadoras e das casas de shows. Ainda assim, as emissoras talk devem dedicar tanta (ou até mais) atenção para essa área quanto as musicais, especialmente pelo fato de, na maioria das vezes, elas serem as líderes gerais de audiência nas suas regiões. Além disso, são vários os exemplos de emissoras que, hoje em dia, possuem uma parte considerável do seu faturamento vindo da área de eventos (em alguns casos, essa participação chega a até 50%).

A chave é desenvolver um sólido calendário de ações que priorize a prestação de serviços à comunidade, a fim de reforçar esse grande diferencial do talk frente aos outros gêneros de programação. No caso das emissoras que também possuem programação esportiva, deve-se aproveitar essa oportunidade para tentar transferir parte da grande audiência dos jogos para os outros programas da emissora. Trata-se de uma chance de ouro para aproximar ainda mais o público jovem e masculino da programação do resto da semana (que é tradicionalmente mais acompanhada pelas mulheres).

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *