A nova linguagem do rádio na internet – 2

Publicado em: 18/01/2006

Nesta minha primeira semana em Portugal, ainda estou me adaptando à cultura, ao clima, às pessoas, aos estudos, à universidade. São muitas coisas novas de uma vez só!
Por Nair Prata 


Inaugurado em 1992, o Museu da Rádio dá concretização a um projeto iniciado, na década de 60, no Rádio Clube Português, de testemunhar a evolução da radiodifusão sonora, privilegiando a realidade portuguesa.

Comecei meus estudos de webradio conhecendo o Museu do Rádio, que fica em Lisboa. Depois de procurar aqui e ali, encontrei a rua dos Quelhas, fora do circuito turístico. O museu, criado em 14/05/1992, está instalado numa bela edificação do século XVIII e é mantido pelo governo português.
O museu tem dois andares e 18 salas com um rico acervo que conta a história do rádio. Pude ouvir, encantada, uma música flamenca numa grafonola de 1930.


Esta foto está identificada como papel de parede no site do museu.

Também conheci os famosos rolos de cera onde eram feitas as primeiras gravações sonoras. As diversas salas exibem aparelhos de rádio, mesas de áudio e uma grande variedade de microfones de todas as épocas.
Mas não apenas de boas notícias vive o museu: o site da instituição está fora do ar e não há acesso por e-mail.


A 13 de maio de 1917, três crianças apascentavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, freguesia de Fátima, conselho de Vila Nova de Ourém, hoje diocese de Leiria-Fátima.
Chamavam-se Lúcia de Jesus, de 10 anos, Francisco e Jacinta Marto, seus primos, de 9 e 7 anos

Na volta de Lisboa, fui conhecer Fátima, lugar que a fé católica acredita ter sido palco da aparição de Nossa Senhora aos três pastores. Gostei de conhecer a cidade, apesar do frio e da chuva deste domingo. É óbvio que existe um forte comércio de imagens, terços e lembrancinhas no entorno do lugar, mas isso não tira a beleza e a aura do lugar.
Da redação
Acompanhe um pouco do que pinta nas ondas da rede sobre webradio:

http://www.mpbwebradio.com.br/
http://www.wstationradio.com/
http://www.radios.com.br/pages/Brasil/Webradio/
http://www.webradiolist.com/
http://www.radio-directory.com/
http://www.weirdsville.com/
http://en.wikipedia.org/wiki/Web_radio


{moscomment}

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *