A primeira rádio de Santa Catarina continua funcionando

Publicado em: 12/07/2004

A Rádio CLUBE 1330 AM de Blumenau foi a primeira rádio a ser fundada em SC. Há 74 anos transmitindo alegrias.
Por Gisele Machado

Nem mesmo as revoluções provocadas na década de 30 tinham acabado e o radioamador João Medeiros Júnior fundou a primeira rádio catarinense. João iniciou suas operações em 1925 sendo o primeiro radioamador licenciado, embora isso tenha acontecido somente em 1936. A idéia nasceu em 1927 e em setembro de 1929, instalou junto a uma pequena biblioteca, um alto-falante que tocava músicas em determinados horários.

Durante 15 anos, foi o principal elo de comunicação com o Brasil e o mundo, numa época em que o telégrafo era bastante precário e ainda não existia serviço telefônico.

Medeiros encaminhou, paralelamente às instalações das antenas, os papéis para requerer um canal. As experiências iniciaram em 1931 e cerca de dois anos depois de um período experimental, em 1935, João Medeiros Júnior finalmente coloca no ar em caráter definitivo, a primeira rádio catarinense, a PRC-4 Rádio Clube de Blumenau.

A PRC-4, além de ser uma das pioneiras do Brasil, é a única no estado de prefixo PR, característica das rádios mais antigas do país.

Com finalidade unicamente cultural, a emissora se constituía em uma entidade de proprietários coletivos. Nesse mesmo ano, foi realizado um concurso entre a diretoria da estação para eleger o nome fantasia da emissora, que por sua vez passou a se chamar “Rádio Cultura de Blumenau”, mais conhecida, atualmente, como Rádio CLUBE 1330 AM de Blumenau.

A programação era toda ao vivo, mas a fragilidade dos equipamentos colocava a emissora fora do ar várias vezes ao dia. Por este motivo a rádio operava somente entre 9h e 11horas e das 15h às 17 horas.

Na década de 40, a emissora iniciou com os programas de auditório que tinha capacidade para 105 pessoas, mas geralmente esse número dobrava. Apresentavam-se cantores, acordionistas, pianistas, seresteiros, conjuntos musicais, pessoas que tocavam outros instrumentos e garotos prodígios.

O sucesso das radionovelas foi garantido graças ao público, que se identificava muito com as histórias. Foi nessa mesma década que surgiu o primeiro programa esportivo no estado, A Marcha do Esporte e que a mulher ganhou espaço na rádio com a locutora Atalá Branco. A PRC- 4 foi a pioneira no jornalismo radiofônico através do quadro “Repórter Catarinense” comandado por Pereira Júnior.

Ainda hoje a emissora está em funcionamento e segundo uma pesquisa do IBOPE, realizada em outubro de 2003, é a primeira no segmento AM em Blumenau no horário das 06h às 19 horas de segunda a sexta.
Ao longo dos anos, muitas transformações aconteceram na programação da emissora. Atualmente, seu horário de funcionamento é das 06 da manhã até meia-noite e seu segmento é popular adulto direcionada a homens e mulheres das classes C e D acima dos 25 anos.

Por ser uma rádio comercial, aproximadamente de 30% a 40% do espaço da emissora é reservado para anunciantes. A chave de seu sucesso é incluir na sua programação ações como parabenizar o ouvinte pelo seu aniversário, divulgar datas de casamento, realizar shows e promoções direcionadas ao público local e tocar músicas que são sucessos nacionais e regionais. Dessa forma, a rádio consegue ter uma interatividade ao vivo com seu público.

Sua área de cobertura é a região metropolitana de Blumenau e o Vale do Itajaí atingindo um total de 26 municípios.

Se você quiser se aprofundar mais na história dessa primogênita, entre em contato. A Rádio CLUBE 1330 AM de Blumenau está localizada na rua Buenos Aires, 131, bairro Ponta Aguda – Blumenau – SC. O telefone é (47) 326-7000.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *