A revolução da nanotecnologia
Ethevaldo Siqueira | Tecnologia
Imagine tecidos que não molham, não sujam, nem mancham. São os nanotecidos. Ou o alumínio, transformado num pó finíssimo, o nanoalumínio, que é um perigoso explosivo. Ou o ouro nanométrico, que tem propriedades surpreendentes, a começar de sua cor avermelhada. A prata em nanopartículas é um dos mais poderosos bactericidas. Os nanocristais de óxido de zinco permitem a fabricação de telas ou filtros solares invisíveis e que bloqueiam a luz ultravioleta. No laboratório da USP trabalham 20 pesquisadores doutores (PhDs), sob a liderança do professor Toma, envolvidos na pesquisa e no desenvolvimento de aplicações das propriedades revolucionárias dos nanomateriais, nanopartículas e nanomoléculas. Esse laboratório já conquistou mais de uma dúzia de patentes apenas em 2010. A USP não é a única universidade com pesquisas avançadas em nanotecnologia. A Universidade de Campinas, a UNESP, a Universidade Federal de Minas Gerais e a PUC-Rio, entre outras, desenvolvem há alguns anos seus projetos e revelam surpreendentes avanços nessa área. Veja matéria completa na ACADEMIDIA.
Radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador é Mestre em Administração pela UDESC – Universidade do Estado de SC: para as áreas de marketing e comunicação mercadológica. Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador, editor e primeiro presidente é conselheiro nato do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia.
Trackbacks & Pingbacks
[…] This post was mentioned on Twitter by Caros Ouvintes. Caros Ouvintes said: A revolução da nanotecnologia: Ethevaldo Siqueira | Tecnologia Imagine tecidos que não molham, não sujam, nem ma… http://bit.ly/gyPhLI […]
Deixe uma resposta
Gostaria de deixar um comentário?Contribua!