A Sonoplastia do Eulampio

Publicado em: 17/02/2013

Memória | Capítulo 19Eulampio Viana foi um dos melhores sonoplastas que tivemos em nosso Rádio. Começou jovem, 15 anos, como operador de som na veterana PRB-2. Ali aprendeu muito e era o substituto eventual de Rolff Mário, o grande cobra da época, na sonoplastia das novelas da Rádio Clube. Os dois eram muito bons, e vale lembrar que nos anos 50 e 60 era bem mais difícil fazer o seu trabalho, pois não havia os recursos de agora. Mais tarde, com a saída do Rolff Mário, a responsabilidade ficou toda com o Eulampio e ele deslanchou de vez. Muitos discos foram quebrados no início da carreira, para desgosto do Jacinto Cunha que era o zeloso gerente da Bedois.

Numa das primeiras atuações do Eulampio nas novelas, havia um capítulo que terminava tendo como fundo a Marcha Nupcial. Os sonoplastas utilizavam um disco onde se encontravam diversas passagens musicais, muito próximas uma da outra, que eram usadas conforme a ocasião exigia. E tudo tinha que ser feito com rapidez. O Eulampio estava nervoso e não deu outra. Ele errou a faixa e entrou a Marcha Fúnebre como fundo da cena em que os recém-casados partiam em viagem de núpcias. Dá para imaginar o desespero do Ivo Ferro, que era o enérgico diretor do radioteatro.

Na hora, foi um drama, mas depois virou piada, como sempre acontece com as gafes.

Outra do Eulampio aconteceu certa vez, quando ele estava na técnica de som numa apresentação de Wilson Simonal. O famoso cantor viera a Curitiba para divulgar o seu primeiro Long-Play, e para fazer uma boa apresentação trouxe o playback com o qual cantaria.

O Eulampio estava acostumado a trabalhar com os antigos discos de 78 rotações por minuto, e foi nessa velocidade que ele colocou o LP que era de 33 rpm. Foi uma baboseira danada.

Ainda bem que o Simonal encarou na esportiva, e todos acabaram rindo do ocorrido.

Eulampio Viana na mesa de som do estúdio de radioteatro da PRB-2.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *