A Voz Nativa

Publicado em: 22/12/2008

A Rádio Guairacá foi a terceira emissora de Curitiba e primeira pertencente a um grupo político. Conhecida como “A Voz Nativa da Terra dos Pinheirais”,  a nova emissora chegou com forte respaldo do governador da época, Moisés Lupion.

Sob o comando artístico de Aluízio Finzetto, montou uma programação, considerada padrão no rádio brasileiro desse tempo; auditório, novelas, transmissões esportivas e noticiários.  Para obter bons resultados, logo no início de suas operações contratou uma equipe de alto nível, destacando-se, Mario Fanuchi e José Wanderley Dias como produtores e excelentes locutores como Arruda Neto, Abílio Ribeiro, Waldemar  Haquime, Edumar Pires, os irmãos Ivan e Júlio Xavier Vianna.  

Na equipe esportiva Túlio Vargas, João Feder, Rocha Braga e Wilson Rio Apa. Foi no palco da Guairacá que a dupla Nhô Belarmino e Nhá Grabriela conheceu seus melhores dias numa carreira marcada pelo sucesso.  Como grandes astros do auditório tinham um programa só deles.  “Feira da Alegria” costumava lotar o auditório nas noites de domingo.

Na Rua Barão do Rio Branco esquina com a José Loureiro formavam-se grandes filas de admiradadores, aguardando o momento de entrar no auditório da rádio para assistir os alegres programas da memorável dupla.  Eles iniciavam o programa cantando um “jingle” do patrocinador, criado pelo próprio Belarmino; “o boa noite dos Irmãos Campos Hidalgo que oferecem a toda gente, dois produtos sem igual. São duas coisas que no lar é necessário, é o sabão Amazonas e também, Cera Canário.

Em outro programa, nas noites de terça-feira, o patrocinador era uma conhecida loja de calçados que também mereceu de Belarmino um “jingle” que era cantado ao vivo na abertura; “O boa noite das Casas Lorussso, o nosso boa noite também. Muitas felicidades e que os anjos digam, amém”. Nhô Belarmino compunha a maioria das músicas que interpretava com sua mulher, Nhá Gabriela.

É dele uma das primeiras manifestações em defesa dos pássaros que vivem presos em gaiolas.  Com  o titulo de ”Passarinho Prisioneiro” a música de Belarmino comoveu milhares de ouvintes e permaneceu durante muito tempo como uma das preferidas do público.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *