Acadêmicos debatem o futuro da comunicação
O caminho da comunicação esteve em debate ontem à tarde no curso de jornalismo da UFSC, na Capital.
[ Felipe Alves, ND, Florianópolis, 07/10/2014 ]
O presidente executivo do Grupo RIC SC, Marcello Corrêa Petrelli, conversou com estudantes de jornalismo sobre o papel da comunicação nos dias de hoje, a influência da internet nas formas de fazer a profissão e os desafios que os profissionais e empresas do ramo terão que enfrentar nos próximos anos.
De acordo com ele, a chegada da internet mudou o contexto do atual consumidor, fazendo com que a forma de se comunicar com o público se repensada. “Antigamente todos os consumidores eram passivos, só recebiam informações. Hoje, também são produtores e consumidores. Mas, ao mesmo tempo, mesmo tempo, esse conteúdo é sem filtro”, comentou, ao destacar a mudança de hábitos das pessoas com a utilização da internet.
Para Petrelli, simultaneidade e convergência são as grandes palavras a serem trabalhadas e pensadas pelos meios de comunicação na atualidade.
A relação entre o mundo acadêmico e os profissionais dos meios de comunicação é fundamental para pensar o futuro da comunicação. Para a professora de Jornalismo da Ufsc, Cárlida Emerim, a estrutura do ensino tem uma perspectiva ideológica do que é o mercado jornalístico e é importante os alunos terem contato com a prática da profissão desde o começo do curso. “Não há tradição em formar líderes no jornalismo, pessoas que pensam o setor empresarial. Por isso, essa aproximação é importante”, analisou.
Ao fim da palestra, os alunos debateram com Petrelli assuntos como a liberdade de expressão dos colunistas do Grupo RIC, os posicionamentos editoriais da empresa, a atuação multimídia dos profissionais, a rentabilidade da internet no jornalismo, entre outros assuntos.
Radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador é Mestre em Administração pela UDESC – Universidade do Estado de SC: para as áreas de marketing e comunicação mercadológica. Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador, editor e primeiro presidente é conselheiro nato do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia.
Deixe uma resposta
Gostaria de deixar um comentário?Contribua!