Ações especiais marcam os 66 anos do jornal O Município

Publicado em: 24/06/2020

Nesta sexta-feira, 26, o jornal O Município comemora 66 anos. Em mais de seis décadas de atuação, suas páginas contaram as mais diferentes histórias, e já fazem parte da vida dos moradores de Brusque, Guabiruba, Botuverá, Nova Trento e São João Batista.

Ao longo dos anos, o jornal acompanhou as diversas mudanças da região e também se transformou, consolidando a liderança com ampla vantagem em todas as plataformas.

Em 1954, iniciou como semanário, em 2002 evoluiu para diário e agora está o tempo todo próximo dos leitores por meio do portal de notícias e das redes sociais.

Desde 2017 atua também em Blumenau, onde disputa a liderança de audiência, e desde março deste ano conta com portal em Joinville. Em ambas as cidades a atuação é 100% digital, com números de acesso em constante crescimento.

Para comemorar os 66 anos de história, o jornal veicula desde semana passada, no impresso e nas redes sociais, campanha criada pela agência Raffcom.

A ideia, desenvolvida pelo diretor de criação e sócio da agência, André Weidgenant, gira em torno da audiência que o jornal tem, principalmente em Brusque, já que é o veículo de comunicação mais lido na cidade, tanto no impresso quanto no digital.

“Utilizamos o nome do próprio veículo inserido no título através de um jornal enrolado, em que somente o cabeçalho ficava em evidência, dando continuidade à ideia traduzida no título, através da dupla interpretação do nome, referenciando-se tanto ao jornal quanto ao município de Brusque”.

Para representar a audiência digital, Weidgenant explica que foi utilizado um lineart de smartphone, já que o acesso mobile no site do jornal apresenta números cada vez mais expressivos. “O objetivo é valorizar o jornal e sua audiência, que vem liderando as bancas desde 1954 e, nos dias de hoje, os acessos ao site. Foi um grande prazer presentear e parabenizar o jornal com uma boa ideia”, diz.

66 dias de jornal na sua casa

As comemorações, entretanto, não se resumem apenas à campanha. O jornal lançou nesta semana uma promoção comemorativa de assinaturas, em que o leitor pode receber o jornal no conforto do lar, durante 66 dias, por apenas R$ 10.

História de superação

Nesta sexta-feira, também será publicado um material especial em comemoração ao aniversário do jornal.

Produzido pelo repórter João Vítor Roberge, o especial revela as dificuldades geradas por fatores externos que foram enfrentadas e superadas nos últimos anos para que o jornal pudesse chegar todos os dias à casa dos leitores.

“Em tempos nos quais a cidade trabalha para se recuperar dos impactos causados pela pandemia, a história que contamos relata como o jornal conseguiu superar adversidades e vencer crises, sob um ponto de vista interno que será, pela primeira vez, compartilhado com o leitor”, observa o editor-chefe de O Município, Marcelo Reis.

O especial conta as dificuldades que a equipe de reportagem teve durante a cobertura da enchente de 2011; a neve em 2013, em que os entregadores do jornal foram surpreendidos e tiveram que se superar para fazer a entrega em todas as casas; a paralisação dos caminhoneiros, em 2018, quando o jornal, que é impresso em outra cidade, ficou ameaçado de circular por falta de transporte e, por fim, a pandemia da Covid-19, que resultou em diversas reestruturações na rotina de todos os setores do jornal.

“É um aprendizado muito bacana sobre a história do jornal. Trabalho aqui há apenas dois anos e meio, e falo com pessoas bem mais experientes, que contam como lidaram com situações adversas, com desafios complicados. Foi importante para entender melhor sobre o funcionamento do jornal e o valor destes momentos para as biografias dos envolvidos”, destaca Roberge.

(Acontecendo Aqui, 23/06/2020)

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *