Administrando uma rádio

Publicado em: 12/10/2008

Uma emissora de rádio é uma empresa que está em um segmento no qual nem sempre a concorrente que tem mais capital é a melhor. Esta é uma ótima vantagem para quem administra uma rádio pequena.Você não precisa de rios de dinheiro para ser a primeira colocada em audiência. Com equipamentos simples, mas de boa qualidade e profissionais esforçados, uma rádio do interior do país pode se tornar um fenômeno de audiência. Como? Simples: com criatividade.

O principal atrativo de uma rádio FM hoje é a música, e todas as emissoras têm acesso às músicas atualizadas com muito mais facilidade do que há 20 anos. Para o resto é só usar a cabeça.

O faturamento de uma emissora de rádio é baseado na venda de espaço publicitário na forma de spots (que são as gravações de 30 segundos de áudio), comercial feito ao vivo e patrocínios de programas. Por isso é muito importante o desenvolvimento de promoções extras e eventos, como shows musicais, variando as ações promocionais e se diferenciando no mercado.

Montar uma equipe motivada e criativa é fundamental. Invista em bons profissionais. Este é um investimento que trás resultados. Um bom profissional acaba inovando e obrigando o resto da equipe a segui-lo. A rádio ganha com isso.

Quando for elogiar ou criticar um colaborador, faça o comentário isoladamente. Desta forma, você vai motivar ou alertar somente quem precisa. Elogiar a equipe toda não motiva ninguém e chamar a atenção de um determinado funcionário em público constrange todos.

Não esqueça: o sucesso depende de bons programas, de bons locutores, e nem sempre de boas músicas, mas sim, das músicas que o seu ouvinte quer ouvir.

E mãos à obra! Para qualquer problema que eventualmente ocorra, sempre existe uma solução. Os grandes empreendedores do mundo fizeram ou fazem sucesso a partir de uma dificuldade. E os maiores empreendedores conseguiram, a partir de uma simples idéia, facilitar a vida de muitas pessoas.

*O autor é publicitário, especialista em Rádio e TV, autor do livro “Você Nunca Ouviu Nada Igual”. Blog: http://vocenuncaouviunadaigual.blogspot.com

2 respostas
  1. Kanga Mafuta says:

    Gostei do artigo mas, muito desejava de si saber as formas proprias de gestão de empresa de rádio de grande dimensão, aferindo os ângulos necessários para um sucesso, nomeadamente na sua programação,angariamento de fundos para além de spots,etc,etc.

  2. José João Luhaco says:

    Gostei. Desejo saber mais sobre gestão de uma Radio comercial, seu quadro organico (Direcção , Editores,etc), sua programação, angariamento de fundos.

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *