Agência da ONU preocupada com aumento de drogas sintéticas
Sais de banho, ecstasy e anfetaminas generalizadas estão no grupo de substâncias psicoativas listadas pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, Unodc.
MÍDIA | Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York
Um programa das Nações Unidas está tentando mapear o crescimento de drogas sintéticas em todo o mundo. De acordo com o Escritório da ONU sobre Drogas e Crime, Unodc, nos últimos dois anos, várias regiões estão registrando um aumento na diversidade de substâncias psicoativas. Conhecidas como sais de banho, ecstasy e outras anfetaminas, as drogas sintéticas estão se tornando um problema de saúde pública com efeitos, muitas vezes, fatais em vários países. Uma atualização do programa de análise, monitoramento e tendências, batizado de Smart, oferece um panorama das principais substâncias no mercado ilegal de drogas em inglês e espanhol. Somente no ano passado, na Europa, foram registradas 49 substâncias, de acordo com o Centro de Monitoramento Europeu sobre Drogas e Dependências de drogas. O Unodc está operando uma rede de laboratórios para teste de drogas através de um sistema de colaboração internacional, que pela primeira vez, permite a laboratórios através do mundo monitorar o próprio desempenho. Mais de 100 laboratórios de 48 países participaram da iniciativa em 2011.
Radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador é Mestre em Administração pela UDESC – Universidade do Estado de SC: para as áreas de marketing e comunicação mercadológica. Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador, editor e primeiro presidente é conselheiro nato do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia.
Deixe uma resposta
Gostaria de deixar um comentário?Contribua!