Agora só no ano que vem…

Publicado em: 05/03/2009

O Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV foi transferido para o primeiro domingo do mês de março.
“Todos juntos pelas crianças: Sintonize na infância!” Este foi o tema das comemorações programadas para o último dia domingo, primeiro de março de 2009.

A data criada pela UNICEF é meritória e merece o apoio da sociedade, incluídos os meios de comunicação. Pena que a divulgação tenha sido tão restrita.
Para que a data não mais passe despercebida dos principais interessados fazemos  o registro da nota que circulou no dia em alguns sites de notícias.

Dia Internacional da Criança no Rádio e na Televisão

Tradicionalmente celebrado no segundo domingo do mês de dezembro, o Dia foi transferido para o primeiro domingo de março para permitir uma maior participação das emissoras e das crianças e dos adolescentes. Por Flávia Rivas.

O Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV (ICDB) é uma iniciativa global do UNICEF que busca promover e garantir a informação de qualidade e estimular a participação de crianças e adolescentes nos meios de comunicação.

Para o dia 1º de março de 2009, o UNICEF convida emissoras de TV e rádio do mundo todo para que se juntem pelas crianças e sintonizem na infância. O que é mais importante para crianças e adolescentes? Quais são seus valores, medos e sonhos? Muitas crianças ao redor do mundo compartilham os mesmos ideais, ainda que a vida de cada uma delas seja completamente diferente. Sintonize na infância! vai oferecer a todos um espaço para ouvir a opinião de crianças e adolescentes, enxergar suas perspectivas e escutar suas histórias.

As emissoras podem criar uma programação especial para o Dia ou agrupar programas já existentes em uma “maratona ICDB”. As televisões e as rádios podem convidar crianças e adolescentes para comandar programas ou entrevistar políticos ou personalidades locais. O UNICEF pode fornecer às emissoras de rádio e TV conteúdo, dados técnicos, dicas de como tratar os temas, sugestões de organizações que trabalham a comunicação com jovens e muito mais. Além disso, o UNICEF oferece anúncios de utilidade pública, livres de direitos autorais, sobre temas ligados à infância e à adolescência (Importante: esse material é de produção internacional). Veja aqui outras idéias de como as emissoras podem participar.

Junte-se ao UNICEF na celebração do Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV 2009! O sucesso do Dia depende não só do apoio das emissoras, mas também da participação de meninas e meninos. Quando as vozes dos mais jovens são ouvidas, os benefícios são incalculáveis.

O UNICEF vai premiar as emissoras de radio e TV que melhor capturarem o espírito do Dia Internacional. As inscrições para o prêmio serão abertas logo após o Dia, quando as emissoras poderão submeter seus programas e programação do Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV 2009. O prazo para as inscrições encerra-se em 15 de junho de 2009.

O UNICEF vai oferecer prêmios regionais às emissoras que melhor promoverem os princípios, as propostas e o tema principal do Dia. Cada ganhador regional será convidado para ir a Nova Iorque em novembro de 2009, e uma dessas emissoras de televisão e uma de rádio receberão o aclamado Prêmio Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV.

Não importa se sua emissora é grande ou pequena, todos são muito bem-vindos a participar! Contamos com seu apoio!

© UNICEF/BRZ/Flávia Ribas

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *