Além do virtual

Publicado em: 23/11/2012

O cinema de 2020 será o que poderíamos chamar de cinema de imersão. Você não será apenas um espectador, mas poderá ver tudo como protagonista, como se estivesse dentro das cenas. Será uma evolução da realidade virtual, para criar novas aplicações nas áreas de comunicação, educação, treinamento e entretenimento.
Milton – E já existem experiências mais avançadas desse cinema ou da TV de imersão?

Ethevaldo – Existem muitas pesquisas interessantes, Milton. E posso garantir uma coisa: a Universidade de São Paulo já tem experiências com essa tecnologia de imersão, como é a caverna digital, que foi desenvolvida na Escola Politécnica, pela equipe do professor Marcelo Zuffo. Você entra numa saleta que tem o formato de um cubo: quatro paredes laterais, o teto e o piso. Em todas essas paredes há imagens 3D que se fundem e formam um novo ambiente.
Milton – Qual será a emoção diferente do espectador ao ver um filme no cinema de imersão?

Ethevaldo – Imagine um filme como Titanic, em que você vai sentir a água do mar entrando por todos os lados, mas sem se molhar. Outros vão preferir filmes de terror. E outros ainda os filmes eróticos, Milton. Cinema e TV de imersão têm tudo para ser populares a partir da próxima década, Milton. É claro que teremos de adaptar os ambientes. Mas, no futuro, o cinema de imersão poderá ser oferecido não apenas em salas de cinema, mas, também, em pequenos quiosques em diversos pontos da cidade.
Milton – E que outras aplicações poderá ter o cinema de imersão?

Ethevaldo – As melhores aplicações, a meu ver, serão as educacionais. A sala de aula do futuro poderá ser uma grande caverna digital, com cinema de imersão, que permitirá aos alunos estudarem anatomia de um modo muito mais emocionante e interessante, isto é, entrando em cada órgão, do coração, dos pulmões, do estômago ou de uma célula. Serão aulas inesquecíveis, Milton. Finalmente, a aplicação mais popular talvez seja a do home theater de imersão – que poderá substituir o nosso home theater tradicional – com TV ou projetor. Teremos em casa uma espécie de Caverna Digital de três metros por três, no lugar do velho home theater.
Milton – Até segunda.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *