Amigo

Publicado em: 12/03/2020

Uma pergunta aos amigos leitores; entenda-se, por favor, que quando usamos o plural no masculino, por exemplo: “Os convidados podem se servir”. “Os amigos sintam-se em casa”, já estamos nos referindo também a – elas.

O ex presidente José Sarney ao dizer: “Brasileiros e brasileiras”, nas aberturas dos seus discursos, ou desconhecia a regra ou fazia questão de se dirigir também as mulheres com receio de que elas pudessem se sentir excluídas. Como o leitor definiria um – amigo? Perguntei a um amigo a sua definição de amigo. Ele me mostrou: Apreciador, aliado, complacente, dedicado, defensor, protetor etc. Disse a ele: Obrigado, Dicionário. Tu és um amigo. Está sempre ao nosso lado. Nos faz mais esbeltos, elegantes.

Dizem por aí e faz tempo que o melhor amigo do homem é o cachorro. O filme – Sempre ao seu lado, o cachorro, Hachi, nos dá um lindo exemplo. Richard Gere é um grande ator, embora nesse filme o cachorro ou os cachorros artistas foram espetaculares. Baseado em uma história real, quem o adaptou para o cinema fez um belo trabalho. Difícil não chorar. Quem já não teve uma amizade mesmo que há muito tempo especial com algum animal? Quantos ainda têm? Confesso não entender por que muitos gostam de chamar o animal assim: “Vem com o dono, ou vem com a dona”. Deveria ter perguntado a um psicólogo antes de incluir essa dúvida na crônica. Querer se sentir dono… Por que não amigo? Se bem que levando em conta que há quem se sinta dono do marido ou esposa e até dos filhos e amigos, que dizer dos indefesos animais.

Mantendo o foco, amigo, quantos de nós temos num parente até mesmo em um irmão de sangue nosso melhor amigo? Avós, tios, primos, irmãos, pais, maridos, esposas, filhos vêm e se vão. Amigos também podem partir, mas sempre haverá outros, claro que não substituem quem se foi e deixou saudades, mas amigo, sem laços de sangue, unidos pelas qualificações que o amigo Dicionário mostrou é fantástico. “O verdadeiro amigo ama em todos os momentos e se torna um irmão em tempos de aflição”. Provérbios 17:17 Bíblia. Interessante que um verdadeiro amigo de tanto que ama – se torna um irmão e não o inverso. Puxar na memória amigos da primeira infância, da adolescência, da escola, do primeiro emprego, de vizinhos, de parentes; muitos hoje distantes, outros geograficamente próximos, mas a amizade parece ter esfriado, fazer isso pode trazer saudades, remorsos ou reaproximação.

Acredito que a definição do amigo Dicionário, assim como das Escrituras Sagradas nos mostram que um verdadeiro amigo consegue: ceder seus ouvidos, seus abraços e uma coisa muito preciosa hoje, podemos dizer, cara, seu tempo. Os animais de estimação, presente maravilhoso do Criador também são amigos, do seu jeito e com incríveis particularidades. Mas é claro que amigos humanos são essenciais. Não se trata de uma troca, mas de ceder um ao outro o que temos de melhor. E o que nós temos de melhor que não possa ser cedido a um amigo?

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *