Anatel ouve usuários

Publicado em: 07/06/2011

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) iniciou pesquisa nacional para conhecer a opinião dos consumidores sobre os serviços de TV por assinatura, telefonia fixa e telefonia móvel. Com base nos resultados, a Anatel vai acumular mais subsídios para tomar medidas que atendam às demandas da sociedade. Serão realizadas mais de 200 mil consultas por telefone, além de 12 mil entrevistas presenciais relativas a telefones públicos (orelhões). Os consumidores atribuirão notas a itens relacionados aos serviços, como eficiência dos canais de atendimento das operadoras, clareza das informações, qualidade das ligações e transmissões, frequência de interrupções e cobertura. Na telefonia fixa serão feitas entrevistas com consumidores das prestadoras CTBC, Embratel, GVT, Oi, Sercomtel e Telefônica. Na móvel, a amostra abrangerá Claro, CTBC, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo. No caso da TV por assinatura, serão pesquisados os assinantes das 103 principais prestadoras do serviço. A agência alerta que em nenhum momento serão exigidos dados sigilosos dos entrevistados, como senhas, números de CPF, carteira de identidade, contas bancárias e cartões de crédito. A realização da pesquisa está prevista no Plano Geral de Atualização da Regulamentação das Telecomunicações no Brasil (PGR), planejamento estabelecido pela Anatel com metas de curto, médio e longo prazos.

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