As quatro principais tendências tecnológicas de 2015
MILTON – Bom dia, Ethevaldo, como vai?
ETHEVALDO: Bom dia, Milton, bom dia, ouvintes. Tudo ótimo.
MILTON – Ethevaldo, hoje é sexta-feira, dia de falarmos sobre o futuro e você prometeu falar sobre as maiores tendências tecnológicas no Brasil em 2015.
ETHEVALDO – Vamos lá, Milton. Vamos discutir o futuro de curto prazo. Entre as tendências tecnológicas para 2015, segundo o grupo Gartner, as quatro maiores são:
• Computação em todo lugar;
• Internet das Coisas;
• Impressão 3D; e
• Detecção Analítica.
MILTON – Que significa, na prática, a computação em todo lugar?
ETHEVALDO: Computação em todo lugar é a tendência mais avançada que vivemos hoje, graças à presença dos milhões de dispositivos móveis utilizados no País e a disponibilidade crescente de redes de acesso (Bluetooth, celular, 3G, 4G, Wi-Fi e outras).
MILTON – E quanto à segunda tendência, você acha que a Internet das Coisas já tem alguma expressão no Brasil?
ETHEVALDO: Embora ainda incipiente, a Internet das Coisas já tem presença em algumas grandes indústrias, inicialmente em controle de estoque, de peças, componentes e encomendas.
Essa tecnologia tem tudo para revolucionar a economia, a indústria, a casa digital e nosso modo de viver em geral.
MILTON – E a impressão 3D, na sua opinião, como está evoluindo?
ETHEVALDO – Com a rápida evolução dos últimos anos, a Impressão 3D começa a ganhar não apenas atenção mas investimentos e projetos em grandes indústrias, para a construção de peças complexas de grandes dimensões, e hoje abre novas perspectivas na industria automotiva, elétrica, mecânica e aeronáutica.
Desde o ano passado, Milton, já chegaram ao Brasil as primeiras impressoes 3D para uso doméstico e individual. Com elas, podemos produzir pequenas esculturas, roupas, sapatos, joias, pequenas peças e os objetos mais variados possíveis.
MILTON – E a quarta tendência, a Detecção Analítica?
ETHEVALDO – Essa é uma tendência quase que restrita ao mundo da Tecnologia da Informação. Um dos melhores nomes para ela seria Detecção Analítica ou Diagnóstico Analítico de Dados. Mas, mundialmente, é conhecida apenas como Analítica (ou, em inglês, Analytics).
A partir de 2015, ela se torna presença todo lugar, com diz o grupo Gartner, de forma avançada, pervasiva e invisível.
Nada do que entra em minha rede ou computador deve escapar a esse sistema de detecção analítica. Até por razões de segurança da informação.
MILTON – Até segunda.
Escritor, consultor e jornalista especializado em novas tecnologias. É colaborador da revista Época e comentarista da Rádio CBN. Ethevaldo cobre o setor tecnológico ligado à comunicação há mais de 40 anos entrevistando cientistas, participando de congressos internacionais e visitando exposições, laboratórios e universidades.
Deixe uma resposta
Gostaria de deixar um comentário?Contribua!