Assim está o rádio esportivo

Publicado em: 07/04/2012

O rádio esportivo brasileiro mudou muito nos últimos anos a ponto de perder a cada dia mais seu público ouvinte. Na década de oitenta era comum assistir os jogos que a televisão mostrava ao vivo com o som de transmissão das rádios. Hoje como o off-tube tomou conta das transmissões esportivas pela falta de recursos publicitários e de visão dos que dirigem as emissoras a audiência desabou. E existem outros motivos além do off-tube: faltam narradores de qualidade. O que existe são locutores que já não descrevem os lances de uma partida de futebol com os detalhes que o rádio sempre exigiu.

As transmissões tornaram-se lineares (tiro de meta e chute a gol tem a mesma entonação); não se cita mais o local onde está a bola e os nomes dos jogadores. Restam poucos profissionais que realmente “ainda” narram uma partida de futebol e nesses incluo Eder Luiz, José Silvério, Antônio Edson, José Manoel de Barros, Rogério Assis no rádio de São Paulo.

Não sou o dono da verdade, sou o filho do dono. O pior disso tudo é que tem gente insistindo em querer ganhar a audiência com ótimos repórteres transformando-os em narradores, digo locutores. Na hora em que a bola está rolando o ouvinte que gosta de futebol quer ouvir a narração do jogo e não o interminável número de piadas e pornografia de mau gosto.

Infelizmente tem gente brincando de transmitir futebol. E quem comanda essas aberrações mostra que também não entende nada de narração esportiva.

Durante a semana foi publicado o interesse do Sistema Globo de Rádio em achar uma pessoa do sexo feminino para narrar futebol. Se for para narrar será muito bom para o rádio, afinal as mulheres merecem seu espaço. Agora se for para repetir as “baboseiras” que estão proliferando no rádio brasileiro é melhor ficarem em casa cozinhando para os maridos ou namorados ou acharem outra profissão.

É isso aí.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *