BBC Brasil: 70 anos de radiojornalismo internacional

Publicado em: 09/03/2008
PlayPlay

O início do serviço de notícias em português, em 14 de março de 1938, foi marcado por uma notícia que mostrava o caminho que o mundo percorria na época em direção ao que seria a Segunda Guerra Mundial.
Da Redação

Ao ser criado, o serviço da BBC em português era apenas uma pequena parte da equipe de meia dúzia de jornalistas responsáveis pelos programas enviados para toda a América Latina. O restante da equipe produzia notícias em espanhol.
Atualmente, a BBC Brasil tem cerca de 30 funcionários, sendo eles 25 jornalistas, divididos entre sua sede, em Londres, um escritório em São Paulo e correspondentes em Brasília, Washington (EUA) e Cairo (Egito). A operação conta ainda com stringers em várias cidades do mundo, como Buenos Aires, Caracas, Nova York, Lisboa, Madri, Paris, Bruxelas, Roma, Tel Aviv e Hong Kong.
A produção jornalística da BBC Brasil é hoje concentrada no site bbcbrasil.com, mas inclui também boletins de notícias transmitidos pelas rádios CBN e Globo e vídeos veiculados na TV pela Band. Os vídeos e boletins de áudio também podem ser vistos e ouvidos no site.
O noticiário do BBC para o Brasil, transmitido na época apenas no rádio, em ondas curtas foi inaugurado com esta notícia lida pelo apresentador Manuel Braune, o Aimberê: “O senhor Hitler entrou hoje à noite em Viena”.
Links Relacionados
:: Ouça a primeira transmissão da BBC para o Brasil (Requer Real Player)
:: História BBC Brasil
 


{moscomment}

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *