Bebê Kramer e Gabriel Grossi mergulham no realejo *

Publicado em: 05/04/2013

Tatiana Cobbett

Capa do CD Realejo

Realejo é um instrumento musical que toca uma música predefinida. Aqui, este Realejo vem acionando simultaneamente dois artistas únicos e representativos da atual geração da música instrumental: BeBê Kramer (gaita de fole) e Gabriel Grossi (gaita de boca). Harmônicos e ousados, cada um possui uma trajetória própria e desenvolvem caminhos inusitados para inserção de seus instrumentos no rico universo da música brasileira. Ambos possuem técnica primorosa, uma inteligência musical extraordinária e original concepção musical quanto ao trabalho de composição e arranjos, além de intérpretes primorosos, arrancando elogios e reconhecimento de público e crítica por onde passam.

Ambos, mais se entremeiam do que se juntam e este primeiro CD dos dois juntos, intitulado Realejo, vêm recheado de composições próprias, agregando os parceiros de trajetória igualmente rica como: Alegre Corrêa, Guinha Ramires, Ronaldo Saggiorato e a direção geral de Hamilton de Holanda e Marcos Portinari. Ambos reconhecidos e solicitados para gravações e shows no Brasil e exterior na companhia de grandes nomes da música como: Dominguinhos, Guinga e Hermeto Pascoal, entre outros.

Ambos são considerados dois dos maiores talentos contemporâneos da música brasileira e se juntam aos músicos de reconhecimento internacional Guinha Ramires e Alegre Corrêa para o show de lançamento do CD Realejo em Florianópolis. Os quatro instrumentistas possuem uma carreira consolidada dentro e fora do Brasil, e neste novo trabalho desfrutam da intimidade musical que lhes é peculiar, apresentando temas próprios num trabalho de alto nível.

Bebê Kramer compõe com clareza e tem como base a maneira enérgica de tocar. Foi considerado pela crítica europeia a revelação do Festival do Acordeom Mundial realizado na Áustria. Em 2011 e 2012 em parceria com o acordeonista Toninho Ferragutti, realizou mais de cem shows pelo Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Centro Oeste do Brasil, levando o acordeom aos quatro cantos do país. O duo se apresentou também no Concertgebown na Holanda, no Womad Festival um dos maiores festivais de World Music do mundo realizado na Austrália e Nova Zelândia, e também nas embaixadas brasileiras da Espanha e Alemanha.

Gabriel Grossi com sete discos lançados além da carreira solo é, desde 2005, integrante do Hamilton de Holanda Quinteto, conjunto vencedor do prêmio Tim 2007 como melhor grupo de música instrumental brasileiro e finalista do Grammy Latino por três vezes consecutivas. Como instrumentista e também compositor arranca elogios de dois dos maiores representantes da harmônica mundial: Toots Thielemans e seu ex-professor Mauricio Einhorn, o citam como um dos maiores gaitistas da atualidade.

Se o Realejo é um instrumento que toca uma música predefinida como define o dicionário, este Realejo de BeBê Kramer e Gabriel Grossi está predestinado a emocionar e ocupar as mais importantes instâncias da música independente brasileira.

* O lançamento contou com a participação especial do contrabaixista Rafael Calegari e a direção cênica de Tatiana Cobbett. O registro em áudio foi feito durante a apresentação no Teatro Álvaro de Carvalho dia 26 de março como parte do programa TAC 7h30.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *