Bem-vindo – e bem realizado: 10º Prêmio Criatividade em Rádio!

Publicado em: 23/03/2009

Campanhas vencedoras têm inscrição garantida no próximo Festival de Cannes. Essa importante realização do GPR, Grupo dos Profissionais do Rádio tem como principal virtude motivar às agências de propaganda à produzir spots exclusivos para o rádio, aumentando assim o poder de fogo do veículo.

Foram 800 peças inscritas – de todas as partes do Brasil – que deram muito trabalho aos 100 jurados encarregados da difícil tarefa de selecionar as onze melhores produções das categorias estabelecidas na edição de 2009.

Os responsáveis pela criação desses onze trabalhos concorrem ao Grand Prix, o qual contemplará duas pessoas do trabalho vencedor com ida ao famoso festival.
A festa de premiação deve ocorrerá no dia 26 deste mês de março.


O Grupo dos Profissionais do Rádio – GPR – foi criado em 22 de julho de 1999, sob a forma de associação, sem fins lucrativos, com fins educacionais e sociais de âmbito nacional. Seu objetivo maior é valorizar e prestigiar o rádio e os seus profissionais.

Ouça, um a um, os comerciais das campanhas vencedoras do 10º Prêmio de Criatividade em Rádio, todos foram veiculados pela primeira vez em 2008. Eis o melhor da produção publicitária para rádio:

Categoria: Agronegócio

Título: Robô Caipira
Anunciante: Reed Exhibitions Alcantara Machado
Agência: Manufactura de Propaganda – São Paulo/SP
Criação: Claudio Gonçalves e Henry Assef
Atendimento: Zezito Linhares
Mídia: Scheila Cristina dos Santos
Produtora de som: Toka Áudio

Categoria: Campanhas Públicas e/ou Governamentais

Título: Dança da Rubéola
Anunciante: Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul
Agência: Escala Comunicação e Marketing Ltda. – Porto Alegre/RS
Criação: Eduardo Axelrud, Marcelo Rosa, Diego Wortmann e Régis Montagna
Atendimento: Taís Ludvig
Mídia: Daniela Schenato e Camila Picolli
Produtora de som: Lado B

Categoria: Campanhas Sociais e Terceiro Setor

Título: TV
Anunciante: Santa Casa de Curitiba
Agência: Bronx – Curitiba/PR
Criação: Fábio Duarte e Keith Lauer
Atendimento: Graziele Harumi Tanamatti
Mídia: Aline Lara
Produtora de som: Lua Nova

Categoria: Comércio e Varejo

Título: Mmmmmm
Anunciante: Bob’s
Agência: NBS  – Rio de Janeiro/RJ
Criação:  André Lima, Pedro Feyer,Ricardo Weistman e André Havt
Atendimento: Antonino Brandão, Aline Pimenta e Julia Barros
Mídia: Erica Campbell e Patricia Cunha
Produtora de som: Junk Om

Categoria: Consumo Automotivo

Título: GPS
Anunciante: Audi
Agência: Almap BBDO – São Paulo/SP
Criação: Luiz Sanches, Dulcídio Caldeira, Andre Kassu e Marcos Medeiros
Atendimento: Martha Almeida e Carol Derra
Mídia: Wanderley Jovenazzo, Camila Moraes e Guilherme Frioli
Produtora de som: Hilton Raw

Categoria: Consumo Doméstico e Moradia

Título: Com as ferramentas Famastil você resolve
Anunciante: Famastil
Agência: e21 Agência de Multicomunicação – Porto Alegre/RS
Criação: Pablo Bohrz, Matheus Lehebauer, Beto Dias, Agnes Cristina e Gilberto Basualdo
Atendimento: Luciana Arhnold e Bianca Langasse
Mídia: Luciano Oliveira
Produtora de som: Radioativa

Categoria: Consumo Pessoal

Título: Samba de Breque
Anunciante: Kraft Foods
Agência: Giovanni+DraftFCB – Rio de Janeiro/RJ
Criação: Adilson Xavier, Fernando Barcellos e Cristina Amorim
Atendimento: Eduardo Pedreira, Bia Brasil e Taissa Sartié
Mídia: Marilene Fernandes, Valéria Pereira, Erick Vianna e Geórgia Dutra
Produtora de som: Nova Onda

Categoria: Cultura, Turismo e Entretenimento

Título: Imitador de Pelé
Anunciante: Fundação Roberto Marinho – Museu do Futebol
Agência: Lew´Lara\TBWA – São Paulo/SP
Criação: Jaques Lewkowicz, André Laurentino, Manir Fadel, Luciano Lincoln, Leonardo Claret e Toni Fernandes
Atendimento: Marco Piza, Verônica Gordilho, Heitor Pereira e Gustavo Nohl
Mídia: Luiz Ritton, Elaine Vieira e Gustavo Mascitto
Produtora de som: A Voz do Brasil

Categoria: Imagem Corporativa e Serviços Privados

Título: Soema
Anunciante: Embratel
Agência: Talent – São Paulo/SP
Criação: João Livi, Guigo Oliva, Marcelo Jun Sato, Fábio Rodrigues e Paulo Januário
Atendimento: Camila Massari
Mídia: Moacyr Guimarães
Produtora de som: Atakk

Categoria: Mercado Financeiro

Título: Vocalista
Anunciante: HSBC
Agência: JWT – Curitiba/PR
Criação: Mario D’Andrea, Fabio Miraglia, Rodolfo Amaral e Jorge Uesu
Atendimento: Gabriela May, José Fernando Lopes e Paula Mosimann
Mídia: Anita Bardeli, Thatiana Almeida e Rilza Silva
Produtora de som: Lua Nova

Categoria: Produtos Tecnológicos

Título: Chapeuzinho Vermelho
Anunciante: Claro
Agência: Almap BBDO – São Paulo/SP
Criação: Marcos Almirante, Luiz Sanches e Dulcídio Caldeira
Atendimento: André Furlanetto, Renata Wirthmann, Caio Franco e Renata Gradis
Mídia: Alessandro Visconde, Eraldo Neto e Sólon Rodrigo dos Anjos
Produtora de som: A9 Áudio – Egisto Betti

Ah, este colunista de Caros Ouvintes, gostou de toda as campanhas, mas elegeu como seus preferidos, os “mais mais”, Categoria: Consumo Pessoal – Título: Samba de Breque – Anunciante: Kraft Foode (jingle) e Categoria: Produtos Tecnológicos – Título: Chapeuzinho Vermelho – Anunciante: Claro (spot).

FINAL, DOIS PONTOS:
1. Sempre fui contra a utilização do som de comerciais, produzidos para a TV, em spots no rádio. A economia feita quase nunca resultou em bom negócio e

2. Viva o 10º Prêmio de Criatividade em Rádio, evento que, democraticamente, valoriza o talento dos profissionais de propaganda do Brasil inteiro.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *