BEM VINDO À PODOSFERA

Publicado em: 29/01/2007

Pra princípio de conversa, este é um texto para leigos. E leigos daqueles mais avançados no calendário. Porque a meninada de 15 anos pra baixo não está nem aí. E não é por falta de interesse ou educação: é que eles já nasceram craques. Eles são podósforos ao natural. Dominam tudo de podosfera. Ah! Você ainda não se assuntou? Então leia aqui e vamos aprender juntos.
Por Antunes Severo

Esta lição é mesmo para ser lida. Relida, meditada e depois sim – você pode sair por aí de mouse em punho esgrimindo os caminhos tortuosos – mas fascinantes do podcasting. Pra começar vamos conhecer, algumas palavras do “universo dos podcasts”, segundo o Glossário do Uol.
Podcasting – Forma de transmissão de arquivos sonoros pela Web que permite que um ouvinte seja notificado das atualizações de um site e faça o download de um arquivo novo, automaticamente, sem necessidade de “ir” até o arquivo.
Podcast – Nome dado ao conteúdo transmitido via podcasting, geralmente aplicado a arquivos sonoros.
Podcaster – Pessoa que faz ou ouve um podcast.
Podosfera – Nome que se dá ao universo que engloba podcasts, podcasters e podcasting.
Podsafe – Expressão utilizada para categorizar músicas “autorizadas” para distribuição via podcasting. Não há uma legislação de direitos autorais específica para podcasts.
iPod – Tocador portátil de MP3 fabricado pela Apple. Apesar de emprestarem seu nome do aparelho dessa marca, podcasts podem ser ouvidos em quaisquer tocadores de MP3, de outros fabricantes, como Sony, Creative e outros.
Feed – Endereço que se adiciona no agregador de mídia (ou ao player iTunes, que já tem um agregador “embutido”) para fazer a subscrição de um podcast. É este endereço que informa “onde” o agregador deve checar pelas atualizações do programa.
Agregador de mídia – Programa utilizado no podcasting para verificar as atualizações e baixar os podcasts para um computador.
XML – Abreviação de “extensible markup language”. Linguagem de programação de páginas Web que permite uma maior personalização na forma de organizar e apresentar as informações. Em utilizado em site de notícias para enviar atualizações para leitores e no podcasting permite que um internauta seja avisado quando há novas edições de um programa de rádio no site.
RSS – Abreviação de “rich site sumary”. Formato de arquivo XML que permite que um programa acesse informações de diversos sites da Web reconheça os conteúdos de interesse e os trasfira (texto, áudio, vídeo ou outro formato) para um computador sem que o usuário precise ir até o site em que estão esses conteúdos.
PS – Leia também o artigo de Antônio Farinaci Editor de Música Podcasting: primeiros passos para entender e ouvir, publicado no site do Uol em 29/07/2005.
http://musica.uol.com.br/ultnot/2005/07/29/ult89u5843.jhtm
Links Relacionados
:: Editora Abril (Diogo MainardiInfo)
:: IDG Now
:: HSM
:: Papotech
:: ElasPod
 


 

Matérias Publicadas no portal Caros Ouvintes

 

CAROS OUVINTES AGORA TAMBÉM PARA OUVIR
A revista eletrônica semanal Caros Ouvintes entra na fase de distribuição de áudio. Está no ar em caráter experimental o piloto do programa em podcasting. Nesta edição cobrimos a homenagem ao publicitário Emílio Cerri, com depoimentos de Adir Mazzuco, Antunes Severo, Chico Socorro, George Peixoto, Jailson de Sá, Roberto Costa e Saulo Silva, todos eles expoentes da propaganda.
Da Redação

 

PODCASTING DESMISTIFICADO
Este excelente artigo de Joel Gehman foi originalmente publicado pelo Rich Media Insider, do MediaPost. Joel é vice-presidente da Refinery, um das mais badaladas agências interativas dos Estados Unidos.
Por Emílio Cerri Neto
 
GILETEPRESS: PODCASTING AMEAÇA O RÁDIO TRADICIONAL
Quem resiste a um pedido do mestre Antunes Severo? Pois então, atendendo as ordens do chefe e primeiro patrão, eis-me aqui iniciando estas mal traçadas esperando que possam ser interessantes e úteis para você.
Por Emílio Cerri Neto 
 
GILETEPRESS: PODCASTING É VISTO COMO AGENTE DE MUDANÇA NA MÍDIA
As revistas de negócios como Forbes e Newsweek continuam monitorando com interesse o fenômento “podcast”.
Por Emílio Cerri Neto 
 
RÁDIO DIGITAL, MARAVILHA! MAS E O CONTEÚDO? VAI CONTINUAR O MESMO?
O DC completou 20 anos nesta semana e trouxe um caderno especial mostrando as novas tecnologias que serão notícia nos próximos 20 anos. Em especial da área de comunicação.
Por Chico Socorro
 
CAROS OUVINTES – UNIVERSIDADE
 
::  MEDEIROS, Marcelo Santos de. Podcasting: produção descentralizada de conteúdo sonoro. UFBA, 2005.

 

::  MEDEIROS, Marcello Santos de. Podcasting: um antípoda radiofônico? Trabalho apresentado ao NP 06 – Rádio e Mídia, do VI Encontro dos Núcleos de Pesquisa da Intercom.

 


{moscomment}

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *