Blog recorda rádio do interior gaúcho dos anos 1940

Publicado em: 12/10/2013

O blog Uma História do Rádio no Rio Grande do Sul lembra os primeiros momentos de várias emissoras do interior gaúcho, destacando as pioneiras que ainda hoje encantam ouvintes e anunciantes.

Selo+-+Landell+de+MouraDe Pelotas e Rio Grande a Passo Fundo, passando por Santa Cruz do Sul e Caxias do Sul, traz textos, fotografias, áudios e vídeos relembrando as estações da Organização Rádio Cultura, de Atahualpa Dias, e as do grupo Emissoras Reunidas, de Arnaldo Ballvé; e apresentando a trajetória de profissionais como Dante Andreis, Gildo Flores, Jimmy Rodrigues e Nestor José Gollo.

Coordenado pelo professor da UFRGS Luiz Artur Ferraretto, com apoio do estudante de Jornalismo Gustavo Monteiro Chagas, o blog traz, em seus novos posts, também textos de Carlos Venhofen Flores e Marcell Bocchese. No material, destaca-se, cedido pela Rádio Caxias, um trecho de Nestor José Gollo narrando o jogo México e Suíça pela Copa do Mundo de 1950, provavelmente um dos únicos registros radiofônicos de emissoras do Rio Grande do Sul existentes daquele campeonato mundial de futebol. No total, entre áudios e vídeos, são 13 documentos audiovisuais contando parte da história do rádio do interior gaúcho.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *