Blumenau Ponto a Ponto: Da saga do imigrante aos dias atuais

Publicado em: 13/04/2008

A radiofonização da História de Blumenau tem alcançado larga repercussão. E isto é compreensível. Passada em capítulos com dois e meio e três minutos de duração, mixada com fundo musical apropriado e efeitos especiais, quando possibilitado pelo texto, desperta nas pessoas a curiosidade sobre um assunto de interesse.
Por Vilarino Wolff

Pena é que apesar do interesse sobre o tema, dificilmente as pessoas vão às bibliotecas para consultar sobre ele. Muitas encontram dificuldade em alcançar as diversas vertentes que completam a história, posto que necessitariam consultar diversas obras de autores diferentes. E a falta de um catálogo indicativo inibe a iniciativa.
Além disso, os meios eletrônicos têm contribuído para alterar hábitos e implantar costumes. Entre tais alterações aparece a facilidade de ouvir (no rádio) ou ver e ouvir (na televisão), sobre assuntos não disponíveis no mercado livreiro ou de “difícil” acesso para leitura.
É de ressaltar, por isso, que a História de Blumenau, radiofonizada, não só contribui para a elevação do nível de informação dos próprios blumenauenses – sejam nascidos na terra ou não – como levam essa história a todos os ouvintes do Estado com oportunidade de sintonizar a Rádio Nereu Ramos, em cujo prefixo é veiculada. São 25 mil watts de potência, atuando num espectro que permite a sua sintonia em aproximadamente 168 municípios.
O projeto se amplia na medida em que, numa segunda fase, fará chegar às escolas de ensino fundamental e do ensino médio, CDs com os capítulos gravados, disponibilizando a sua utilização em salas de aula, nas bibliotecas ou nas salas de informática, enriquecendo a metodologia de ensino e otimizando o aprendizado da História de Blumenau, mesmo que não conste da obrigatoriedade curricular.
Esta é a justificativa. Possibilitar o conhecimento e o aprendizado da História de Blumenau, repassada de maneira informal e atrativa, a pessoas que, de outra forma, talvez não tivessem acesso a ela.
Muito maior impulso tem ganhado desde a sua inclusão na pauta do site www.carosouvintes.org.br. É de se compreender que neste campo sua disponibilidade passa a ser mundial, graças às características da Internet. Se houvesse limites, antes, agora estão suplantados. E o caros ouvintes amplia as dimensões da sua proposta, na medida em que acolhe, entre tantos e tão valiosos assuntos que veicula a saga do imigrante alemão com destino a Blumenau.
Ouça aqui o 11º episódio desta série criada, produzida e apresentada por Vilarino Wolff.
Link Relacionado
:: HB 11 (mp3)
 


{moscomment}

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *