Brasil ignora leis sobre conteúdo infantil na TV
A Agência de Notícias do Direito da Infância (Andi) apresenta nesta terça-feira (09/12) durante o Fórum Global para Desenvolvimento da Mídia, na Grécia, um estudo sobre a relação entre os meios de comunicação e o direito de crianças e adolescentes.
Os dados da pesquisa foram colhidos em 14 países da América Latina e comparados com a legislaçaõ da Suécia, considerada modelo mundial.
De acordo com o levantamento, no Brasil não existem leis específicas para o conteúdo infantil exibido nas emissoras nacionais. Além disso, o país não possui nenhuma norma que regulamente o trabalho de crianças na mídia. Portanto, é decisão das emissoras apostar ou não em conteúdo voltado a este público.
Outro dado mostra a inexistência de normas para a publicidade dirigida às crianças. No entanto, o Brasil se destaca na classificação dos programas, considerada a mais completa da América Latina.
Com relação aos desenhos animados, a pesquisa concluiu que nenhum dos 14 países possui cotas para exibição de conteúdos nacionais ou que garanta a veiculação de produções regionais.
Redação Adnews, com informações da Folha Online
A edição do site do Instituto Caros Ouvintes tem a participação da equipe da Infomídia Comunicação. A Infomídia existe desde 1995, sediada em Florianópolis (SC). Atua com desenvolvimento de sites, produção de conteúdo e marketing digital para empresas e organizações não-governamentais.
Deixe uma resposta
Gostaria de deixar um comentário?Contribua!