Brasil nomeia paisagens culturais do Rio para Patrimônio Mundial
Iphan e representação do país junto à Unesco apresentam candidatura nesta terça-feira, em Paris; Floresta da Tijuca, Pão de Açúcar e Baía de Guanabara formam as “Paisagens Cariocas entre a Montanha e o Mar.”
MÍDIA | Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York
O Brasil nomeia nesta terça-feira o conjunto “Rio de Janeiro, Paisagens Cariocas entre a Montanha e o Mar”, para a lista do Patrimônio Mundial da Unesco. A apresentação foi programada para ser feita na sede da agência, em Paris, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Iphan e pela representação do Brasil junto à Unesco. As paisagens culturais vão desde a zona sul do Rio até ao ponto oeste de Niterói. O Maciço da Tijuca, com o Corcovado e o Pão de Açúcar, a Baía de Guanabara, o Parque do Flamengo e a Praia de Copacabana estão no grupo.
De Paris, o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, definiu a proposta do Brasil como “inovadora.”
“É a primeira candidatura de uma paisagem cultural urbana a ser proposta para a avaliação do Comitê do Patrimônio Mundial. Ela é inovadora porque ao invés de tratar natureza e a cidade como coisas estanques, ela trabalha a relação direta entre a cidade e natureza. E ela envolve principalmente as áreas que já têm proteção, marcos da cidade do Rio de Janeiro, e territórios que melhor explicitam essa relação direta entre cultura e natureza.”
Segundo o presidente do Iphan, a candidatura começou a ser elaborada há 10 anos.
Se a nomeação for aceita pelo Comitê da Unesco como está previsto, o conjunto de paisagens culturais do Rio vai concorrer à lista de Patrimônios Mundiais. A decisão final vai ocorrer em junho, em São Petersburgo, na Rússia.
Radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador é Mestre em Administração pela UDESC – Universidade do Estado de SC: para as áreas de marketing e comunicação mercadológica. Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador, editor e primeiro presidente é conselheiro nato do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia.
Deixe uma resposta
Gostaria de deixar um comentário?Contribua!