Bullying

Publicado em: 27/06/2010

As minhas alunas da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina, Bruna Coelho, Kauana Pereira e Keite Santos, brindaram-me com um documentário em rádio sobre bullying. Abaixo, acompanhe um relato feito pela acadêmica Kauana. Depois, ouça o programa.

“Antes mesmo de definirmos o tema do nosso documentário, uma coisa já era certa: faríamos algo sério, diferente do que fizemos nos trabalhos anteriores – o Pet Show, um programa leve, com trilha animada, que fala sobre os cuidados com os animais de estimação.

O tema inicial era “Jovens Delinquentes”, a partir daí, começamos a discutir a diferença na educação dos adolescentes de hoje, os da nossa geração – que não é muito distante da geração deles – e de gerações anteriores à nossa, a diferença é gritante. No início dos anos 2000, já era ‘comum’ meninos de 15 anos fumando, roubando e matando. Mas, de uns tempos para cá, parece que a situação se tornou mais grave. É parte do cotidiano ver crianças e adolescentes inseridos nesta realidade.

Uma das integrantes do grupo, a Bruna, tem um irmão com 14 anos, quando eu o conheci ele tinha entre 10 ou 11, ainda era criança. Assim, entramos no assunto do bullyng. Ela contou algumas histórias dele no colégio – como as outras crianças agiam e como ele reagia.

Em seguida, a Keite, também integrante do grupo, contou que um vizinho dela em Enseada de Brito, no município de Palhoça (SC), sofreu com o bullying na escola. A agressão não partiu somente dos colegas, mas, também, da professora – o garoto e a mãe são personagens do documentário.

Depois disso, ficou definido que tentaríamos explicar às pessoas o que é o bullying, já que muita gente ainda nem tinha ouvido falar do significado da expressão.

Procuramos alguns especialistas no assunto. Ministério Público, psicólogo, professoras e vítimas de bullying. Uma das personagens hoje tem mais de 50 anos. Bom documentário a todos”.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *