Câmara reverencia Zininho, autor do hino da cidade
A semana começou com festa para os 50 anos da marcha-rancho que imortalizou e mantém viva uma das mais belas criações do cancioneiro ilhéu.
O Rancho do Amor à Ilha, criação do poeta e compositor Cláudio Alvim Barbosa, foi o tema da sessão especial da Câmara Municipal de Florianópolis realizada na tarde desta segunda-feira, 14 de setembro de 2015.
O ato presidido pelo vereador Erádio Manoel Gonçalves, resultou de proposição apresentada à Casa pelo vereador Pedro de Assis Silveira (Pedrão) e contou com a participação de familiares e amigos de Zininho.
Texto da mensagem lida na abertura da sessão.
“Em um pedacinho de terra perdido no mar, um poeta com tanto para cantar, narrou em canção uma beleza sem par. Num pedacinho de terra, onde há moça faceira e velha rendeira, é a querida figueira quem faz fantasiar. Em um local onde a natureza reuniu tanta beleza, a lagoa formosa é uma ternura de rosa. Vaidosa, sestrosa e dengosa, a lua é cristal que se espelha, tornando-se um verdadeiro poema ao luar.
A poesia de Claudio Alvim Barbosa, o Zininho, tocou mais forte o coração dos jurados que, em 1965, por meio do concurso “Uma canção para Florianópolis”, promovido pela Prefeitura, escolheram a canção como a que melhor representava a cidade. Mais tarde, em 1968, a música foi oficializada como o hino da Capital catarinense.
Mas, por pouco Zininho não ficou de fora da competição. Foi por incentivo do amigo Antunes Severo e do então prefeito, o General Vieira da Rosa, que o poeta, renomado no meio artístico, decidiu aceitar o desafio e escrever a letra. Foi deitado na rede em sua casa no bairro Balneário que Zininho começou a sua principal obra e a inspiração estava por todos os cantos, e com mil encantos, a Ilha da Magia exibia-se para ser cantada. E foi. Virou mais que um Rancho do Amor à Ilha, tornou-se a mais linda declaração de amor a Florianópolis.
Para comemorar os 50 anos da criação do Rancho do Amor à Ilha, a Câmara realizou nesta segunda-feira, 14 de setembro, uma Sessão Especial, em atendimento ao requerimento do vereador Pedro de Assis Silvestre (PP).
O requerente da homenagem, vereador Pedrão, enfatizou em seu discurso que mesmo após 50 anos de criação, o Rancho do Amor à Ilha continua contemporâneo, conquistando a admiração de todas as gerações que assim como Zininho cantam com orgulho seu amor por Florianópolis. “A Câmara Municipal de Florianópolis tem o dever de reconhecer tudo o que faz bem para a nossa cidade. Homenagear o poeta Zininho é homenagear os 50 anos de amor, de carinho e de felicidade dedicados a Florianópolis”.
A homenagem contou com a presença de todos dos familiares de Zininho, falecido em 1998, inclusive a viúva, Ivete Vieira Barbosa, e os filhos Claudia Regina Barbosa e Jairo Alvim Barbosa. Emocionada, a filha que herdou o dom artístico, agradeceu o carinho e reconhecimento da Casa Legislativa e enalteceu o orgulho que sente pelo legado do pai. “Não conheço uma declaração de amor tão linda como o Rancho e também não conheço uma cidade que tenha sido tão bem homenageada”.
O presidente da Câmara Municipal de Florianópolis, Erádio Manoel Gonçalves (PSD), destacou que a música tem um papel importante na formação de uma entidade regional, contribuindo na criação de raízes e no fortalecimento da cultura. “Esta solenidade homenageia não apenas uma bela canção, mas também seu criador, Zininho, que soube com graça, poesia e beleza retratar nossa cidade, nosso relevo, nosso povo, nossa vida e a magia que faz de Florianópolis ser esta cidade sem igual”.
Como em todas as solenidades especiais realizadas pela Câmara, a desta segunda-feira também terminou com o Rancho do Amor à Ilha, mas desta vez o hino foi cantado pela filha de seu compositor, Claudia Barbosa, e entre os músicos estava o neto Lui Barbosa Almeida. O poeta que jamais teve tanto para cantar foi também o que mais encantou com a beleza de uma canção que deixou ainda mais mágico este pedacinho de terra perdido no mar”.
- Esperidião Amin e Cláudia Barbosa
- Zizinhos
- Vereador Pedro De Assis Silvestre
- Dona Ivette
- Vereador Pedro de Assis/Pedrão
- Dona Ivette recebendo a homenagem das mãos do Vereador Pedro De Assis Silvestre.
- Antunes Severo
(Por Assessoria de Comunicação da Câmara).
A edição do site do Instituto Caros Ouvintes tem a participação da equipe da Infomídia Comunicação. A Infomídia existe desde 1995, sediada em Florianópolis (SC). Atua com desenvolvimento de sites, produção de conteúdo e marketing digital para empresas e organizações não-governamentais.
Deixe uma resposta
Gostaria de deixar um comentário?Contribua!