Cariocas saem às ruas para mobilizar apoio à Rio + 20

Publicado em: 24/03/2012

Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável ocorre de 20 a 22 de junho na cidade; marcha, batizada de “Caravana dos Povos” sairá neste 25 de março do metrô Cantagalo e terminará no Arpoado

MÍDIA | Felipe Sistón, do Rio de Janeiro para a Rádio ONU*

O primeiro ato de rua que promete mobilizar a sociedade para os temas da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, ocorre neste domingo, no Rio de Janeiro. É a “Caravana dos Povos – A Cúpula Começa a Caminhar”, uma marcha organizada pela sociedade civil brasileira.Ao som de bandas de maracatu e carimbó, os participantes terão atividades como trocas solidárias, limpeza urbana e oficinas, para divulgar os temas da Conferência oficial da ONU e soluções alternativas.

O ato faz referência à Cúpula dos Povos, principal espaço de discussão organizado pela sociedade civil para os temas da Rio+20.

Em entrevista à Rádio ONU, um dos organizadores, Marcelo Durão, alertou que o debate da Conferência oficial não deve ficar restrito aos meios corporativos e governamentais.

“Tem-se construído muito mais soluções a partir do mercado, a partir de propostas de grandes corporações, uma reestruturação do capital nacional e internacional do que realmente das propostas dos povos, da sociedade”, afirmou Durão, representante da Via Campesina e do Comitê Facilitador da Sociedade Civil para a Rio+20.

Já Mariana Matos de Santana, da Rede de ONG’s da Mata Atlântica, explica o maior objetivo dos eventos paralelos à Rio+20.

“A mobilização que estamos fazendo para a sociedade civil é para que a gente saiba o que está acontecendo na Conferência oficial, mas também, além dos temas que a ONU vem trazendo como erradicação da pobreza e a economia verde, queremos fazer o contraponto da sociedade civil”.

A concentração da Caravana dos Povos será às 14h na estação do metrô Cantagalo e vai até o Arpoador, em Ipanema.

Qualquer pessoa ou organização social pode participar, inclusive com atividades e oficinas. Quem estiver interessado deve entrar em contato com os membros do Comitê Facilitador pelo e-mail [email protected]

*Apresentação: Mônica Villela Grayley com reportagem do UNIC-Rio.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *