História da rádio Difusora seria bem vinda…

Publicado em: 20/06/2004

Professor Antunes Severo

É que a Rádio Difusora de Joinville completa no próximo dia 17 de fevereiro deste 2004, seus 64 anos, e estamos fazendo um levantamento, principalmente de depoimentos a respeito. Como o professor está escrevendo o livro “Caros Ouvintes” em parceria com o também professor Ricardo Medeiros, entendemos que seria uma pessoa indicada, estudioso da área, para uma entrevista.

Segundo consta em nossos arquivos, a Difusora é a primeira rádio do estado e a 5ª primeira do país. A história que levantei foi a seguinte: Wolfgang Brisig, lançou um serviço de alto-falantes em 1938. Já em 1940 surge então a Rádio Difusora, cuja Ata de Constituição da Empresa marca a data de 17 de fevereiro de 1940. Porém existem boatos, não confirmei documentalmente, que a Rádio Clube de Blumenau tenha sido a primeira. A sede da Difusora era onde hoje funciona o Shopping Muller, mais precisamente onde está o caixa eletrônico do Bradesco, na rua Pedro Lobo, no Centro de Joinville.

Quem tem informações sobre estas e outras histórias é o radialista Eli Francisco, que atualmente preside o Sindicato dos Radialistas de Joinville. O Eli Francisco virá aqui na Difusora para uma entrevista na próxima segunda-feira dia 2/2/04. Informei a ele sobre o livro “Caros Ouvintes”, e ele se colocou a disposição para ser também fonte de informações. Basta você ligar para o telefone do sindicato (47) 433 2587. O sindicato tem centenas de fotos da História do Rádio, além de documentos como registros em Cartório, em prefeitura, no Diário Oficial.

Espero a confirmação da tua entrevista por telefone, o tempo para a conversa que vai ao ar é de 10 a 15 minutos. Mas como será gravado poderemos conversar mais e editaremos as partes mais relevantes, ou o amigo poderá sintetizar para usarmos na íntegra.

O telefone para gravação é o (47) 455 3998, sempre na parte da manhã. Mas para não te onerar com a ligação me mande o número do telefone e o horário que nós efetuamos a ligação.

Aquele abraço. Ricardo Wegrzynovski. Dpto de jornalismo Rádio DifusoraCaro Ricardo:

Parabéns pela iniciativa de comemorar o aniversário da Difusora. Sobre os dados históricos de funcionamento das emissoras há uma série de critérios em uso e, em conseqüência, um a série de controvérsias. Eu estou adotando o que está proposto no livro A História do Rádio em Santa Catarina, do Ricardo Medeiros e da Lúcia Helena Vieira que aponta a Rádio Clube de Blumenau – PRC 4 como a primeira emissora de Santa Catarina. Para que a coisa fique um pouco mais embasada vou pedir ajuda ao Ricardo para quem estou mandando cópia desta correspondência. De qualquer forma, terei muito prazer em enviar uma saudação. Sou muito grato pelo convite e pela indicação do mano Samuca. Agora, cá entre nós, como é que se pronuncia o seu sobrenome. Manda em áudio, por favor! Abração do Antunes Severo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *