CBN lança prêmio de rádio

Publicado em: 14/04/2009

A Central Brasileira de Notícias lançou o “Prêmio CBN de Jornalismo Universitário”. Conforme dados do site da CBN, a iniciativa quer estimular e divulgar reportagens de rádio que são produzidas por estudantes sobre o meio ambiente, diversidade cultural e inclusão social.
Os interessados podem se inscrever pela internet até o dia 30 de junho e a divulgação do resultado vai ocorrer no dia 1º de outubro.

Ainda segundo o site, os trabalhos podem ser individuais ou em grupo. Serão premiadas as três melhores reportagens.  Uma delas será considerada como primeira colocada e as demais receberão menção honrosa.

Além de troféu, o primeiro colocado terá direito a uma visita na Rádio CBN em São Paulo.  As despesas de passagem e hospedagem  serão pagas pela organização. Todas as três reportagens  serão veiculadas  na programação da rádio. Acesse www.cbn.com.br

Tire suas dúvidas

1 – Qual o período de inscrição?

Pelos Correios: 1 de abril a 20 de junho de 2009
Pela internet: 1 de abril a 30 de junho de 2009

2 – Como se inscrever?

Pelos Correios: o material gravado pelos inscritos deve ser enviado por meio de correspondência registrada até o dia 20 de junho de 2009 para a redação da CBN São Paulo em envelope lacrado, no seguinte endereço: Rua das Palmeiras 315, Santa Cecília, São Paulo, CEP 01226-010. Os envelopes deverão estar identificados com nome e endereço completos do candidato e a indicação Prêmio CBN de Jornalismo Universitário. Os envelopes devem conter a ficha de inscrição (disponível no site da CBN) com todos os campos preenchidos, cinco cópias do texto da matéria e cinco cópias da matéria gravadas em CDs, no formato MP3, com taxa de amostragem de 128kbps. Os CDs devem ser identificados com o CPF do candidato (no caso de trabalhos individuais) ou do coordenador (nos trabalhos em grupo). O recebimento do material será confirmado posteriormente por e-mail.

3 – Quem pode participar?

Estudantes de jornalismo de faculdades que tenham o curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Os participantes poderão concorrer individualmente ou em grupos com até 5 integrantes, mas cada concorrente só pode participar com um trabalho. Trabalhos elaborados por equipes devem conter a indicação de todos os participantes na ficha de inscrição, mas devem ser inscritos no nome de apenas um componente, que será identificado como coordenador do grupo.

4 – É possível concorrer individualmente e também em grupo, com trabalhos diferentes?

Não, cada participante só pode concorrer com um trabalho. Não será aceita inscrição de uma mesma pessoa em trabalho individual e de grupo.

5 – Todos os integrantes de um grupo devem ser alunos da mesma faculdade?

Não, os integrantes podem ser alunos de faculdades diferentes ou de períodos diferentes do mesmo curso. Basta que todos estejam matriculados em cursos reconhecidos pelo MEC. Se um dos integrantes não atender a todos os requisitos do concurso, todo o grupo será desclassificado.

6 – Como deve ser enviado o texto da reportagem?

O texto deve ser enviado na íntegra, inclusive com a transcrição de sonoras e/ou entrevistas que façam parte da reportagem.

7 – Qual deve ser o tempo de duração da reportagem?

A reportagem deve ter de 1 minuto e meio a 4 minutos de duração.

8 – Em que formato a reportagem deve ser enviada?

Serão aceitos apenas arquivos de MP3, com taxa de amostragem de 128kbps.

9 – Qual deve ser o tema da reportagem?

Serão aceitas reportagens sobre qualquer tema ligado a uma das três áreas estabelecidas: meio ambiente, inclusão social ou diversidade cultural.

10 – Quem julgará os trabalhos?

O julgamento dos trabalhos inscritos será realizado por uma comissão julgadora constituída pela promotora do evento. A comissão será formada por 05 (cinco) membros, sendo 03 (três) jornalistas profissionais da própria emissora e 02 (dois) jornalistas profissionais convidados. A comissão julgadora avaliará os trabalhos conforme critérios jornalísticos e especificidades do veículo rádio, com ênfase em: tema, texto e edição, considerando as características de criatividade, clareza, formatação, precisão, linguagem, entrevistados, efeitos sonoros e qualidade técnica.

11 – Qual será a premiação?

A Rádio CBN concederá premiação aos três melhores trabalhos, sendo um considerado vencedor e, os outros dois, menções honrosas. Primeiro colocado: o vencedor (ou vencedores, no caso de grupo) terá direito a troféu; visita supervisionada, entre 6 e 8 de outubro de 2009, para acompanhar o funcionamento da Rádio CBN em São Paulo, com as despesas de passagem e hospedagem pagas; veiculação do material na programação da rádio; e certificado de participação. Menções honrosas: os premiados terão o material veiculado na programação da rádio e receberão certificados de participação. Em caso de empate, a comissão julgadora será convocada para deliberar fazendo uma nova análise dos trabalhos que tiveram a mesma pontuação.

12 – Como será a divulgação do resultado?

A divulgação do resultado ocorrerá no dia 1 de outubro de 2009, através do site e durante a programação da Rádio CBN. Os participantes premiados serão contatados por telefone ou e-mail.

13 – Como entrar em contato com a organização do prêmio?

Envie uma mensagem para [email protected]

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *