CENP MEIOS divulga montante investido em mídia em 2018
O Conselho Executivo das Normas-Padrão-CENP divulgou os números referentes aos investimentos em mídia no ano de 2018. O levantamento foi feito pelo Cenp-Meios.
A apuração foi realizada com as 78 agências publicitárias com maior receita no Brasil. O indicador cobre mais de 60% do investimento em mídia, estimativa em comparação aos dados do Monitor Evolution da Kantar Ibope Media.
Cenp-Meios indica que em 2018 foram investidos R$ 16,5 bilhões em compra de mídia no Brasil. Em 2017 o montante totalizou R$ 16,4 bilhões. No primeiro semestre de 2018 foram investidos R$ 7,67 bilhões
TV
Em 2018 a TV aberta manteve a maior fatia do bolo publicitário: 58,3%. No ano anterior essa participação foi de 58,7%.
Internet
Comparando 2018 com 2017, esse meio cresceu 2,9 p.p., respondendo por 17,7% do bolo contra 14,8% em 2017.
OOH
Esse meio cresceu em 2018 quando alcançou 8,4% de participação contra 7,6% em 2017.
Investimentos em mídia janeiro a dezembro de 2018
MEIO | Valor Faturado (000) | Share (%) |
CINEMA | R$ 48.906 | 0.3% |
INTERNET | R$ 2.921.328 | 17.7% |
JORNAL | R$ 395.640 | 2.4% |
OOH | R$ 1.391.865 | 7.7% |
RÁDIO | R$ 659.877 | 4% |
REVISTA | R$ 256.575 | 1.6% |
TV ABERTA | R$ 9.642.777 | 58.3% |
TV ASSINATURA | R$ 1.224.230 | 7.4% |
Total | R$ 16.541.198 | 100,00% |
REGIÕES | Valor Faturado (000) | Share (%) |
CENTRO-OESTE | R$ 311.550 | 1.9% |
NORDESTE | R$ 694.463 | 4.2% |
NORTE | R$ 135.766 | 0.8% |
SUDESTE | R$ 4.185.329 | 25.3% |
SUL | R$ 767.384 | 4.6% |
NACIONAL | R$ 10.446.706 | 63.2% |
Total | R$ 16.541.198 | 100,00% |
Fonte
CENP-Meios é um sistema do CENP – Conselho Executivo das Normas-Padrão que totaliza metadados referentes a compras de mídia realizadas por agências certificadas por ordem e conta de clientes-anunciantes. Os valores são totalizados e agregados por meio, período ou região, não sendo obtidos pelo sistema quaisquer dados reais negociados individualmente em cada transação. Saiba mais.
Notas gerais:
¹Mercado Nacional: refere-se às veiculações em tempo e/ou espaço simultâneo, em todas as praças de abrangência do veículo de comunicação, não se confundindo com a consolidação dos resultados por praça ou região. O mercado nacional pode ser considerado como mais uma região.
²Conheça as Agências participantes do sistema CENP-Meios
³Os dados dos meios Jornal, Revista e TV por Assinatura, ainda não incluem as veiculações nas demais plataformas daqueles meios, pois foi em maio/18 que esta deliberação ocorreu. Considerando os esclarecimentos prestados no item 13 do “Perguntas e Respostas”, bem como as implementações tecnológicas finalizadas em agosto desse ano, o CENP-Meios passará a receber os dados consolidados naqueles meios, possivelmente a partir do 2º semestre de 2018.
*Investimento em Mídia: Investimentos em mídia referem-se aos valores recebidos pelos veículos.
Para se obter o investimento total realizado pelos anunciantes basta acrescentar o valor referente ao desconto-padrão (20%) multiplicando por 1,25.
** Valor Faturado é a remuneração do Veículo de Comunicação, resultado da diferença entre o “Valor Negociado” e o “Desconto-Padrão”.
Valor Negociado é o valor fixado na lista pública de preços dos Veículos de Comunicação, já deduzidos os descontos comerciais.
Desconto-Padrão de Agência ou simplesmente Desconto-Padrão é a remuneração da Agência de Publicidade pela concepção, execução e distribuição de propaganda, por ordem e conta de clientes anunciantes, na forma de percentual estabelecido pelas Normas-Padrão, calculado sobre o “Valor Negociado”, cuja recomendação normativa é que o seu valor não seja inferior à 20%.
(Acontecendo Aqui, 11/04/2019)
A edição do site do Instituto Caros Ouvintes tem a participação da equipe da Infomídia Comunicação. A Infomídia existe desde 1995, sediada em Florianópolis (SC). Atua com desenvolvimento de sites, produção de conteúdo e marketing digital para empresas e organizações não-governamentais.
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