CES 2013

Publicado em: 07/01/2013

Rádio CBN Brasil | MUNDO DIGITAL, com Ethevaldo Siqueira

Milton – Ethevaldo, você já está em Las Vegas para a cobertura do Consumer Electronics Show?

Ethevaldo – Sim, Milton. A feira começa amanhã e termina na sexta-feira, dia 11. Selecionei alguns produtos e tecnologias que vão despertar mais atenção ao longo desta semana.
Milton – Quais são eles?

Ethevaldo – O que era protótipo, Milton, agora se transforma em produto de mercado, como os televisores de ultradefinição ou ultra HD-TV na versão 4K, ou seja, com 8 milhões de pixels em lugar dos 2 milhões da HD normal. Outra linha que se consolida são os tablets de todos os tamanhos, ou tablets multiformatos, com 5, 6, 7, 8 ou 10 polegadas. E uma nova tecnologia está chegando às telas de TV, de celulares e tablets. São as telas flexíveis, que vão permitir a fabricação de um celular da espessura de uma folha de papel, que pode ser enrolado e guardado.

Milton – E quais as tecnologias que estreiam nessa Feira de Las Vegas?

Ethevaldo – São duas. A primeira delas é a tecnologia vestível, que pode ser a tecnologia do século 21. Você vestirá um casaco com um computador embutido. Um dos primeiros produtos vestíveis que chegam ao mercado em 2013 são os óculos do Google, que mostrarão nossos e-mails a qualquer hora, só para nós. A outra tecnologia revolucionária que estreia este ano é a dos equipamentos indestrutíveis, que são aparelhos ou dispositivos feitos com novos materiais inquebráveis, à prova de quedas, pancadas, mergulho n’água ou em outros líquidos. E ainda fazem autorreparos, automaticamente.
Milton – Que outros produtos vão chamar a atenção neste Consumer Electronics Show?

Ethevaldo – Os de maior sucesso talvez sejam os jogos na nuvem. Você poderá baixar jogos gratuitos ou pagos diretamente da nuvem, na hora que quiser. Outro grupo de produtos serão os smartphones com telas super HD. O seu smartphone terá uma supertela de alta definição, com a maior nitidez que seus olhos já viram. E na área de automóveis, teremos a chegado comando vocal no carro, com a tecnologia Siri da Apple e outras. Com ela, sem usar as mãos, você pode ditar ou ouvir e-mails, chamar o celular, atender chamadas, ligar o rádio, conversar com o painel de carro e perguntar sobre o nível do combustível. Ainda tenho mais duas tecnologias e produtos, Milton.
Milton – Quais são?

Ethevaldo – A primeira é a promessa de televisores de OLED por preços módicos. Esses preços que estavam em US$ 25 mil agora estão por volta de US$ 12,5 mil para um televisor de 55 polegadas. Por fim, os novos dispositivos para a área de saúde e boa forma, com projetos desenvolvidos para os Jogos Olímpicos de Londres. São aparelhos eletrônicos para orientar sua ginástica e exercícios especiais.
Milton – Ethevaldo, a que horas você voltará a falar de Las Vegas.

Ethevaldo – Durante esta semana, Milton, de hoje até sexta-feira, entrarei três vezes por dia: de manhã, logo depois das 13 horas, com a Carolina Morand, e por volta de 18h15, com o Nonato.
Milton – Até amanhã.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *