Ciro Marques Nunes, a versatilidade dos pioneiros
Para quem pegou os bons tempos do Campo da rua Bocaiúva, o estádio Adolfo Konder, ou vibrou com a chegada de Marta Rocha à final do concurso de Miss Universo, eis um prato mais do que cheio para reavivar as emoções.
Sentado no banco de madeira que também servia de suporte para a maleta de transmissão e o aparelho de rádio para captar o retorno, Ciro Marques Nunes iniciou a carreira de narrador de futebol, no início dos anos 1950, ao microfone da Rádio Guarujá, “A mais popular”. O comentarista Lauro Soncini, de blusa clara e de costas para a câmara fotográfica, pede a atenção dos dois guardas escalados para que cuidem dos torcedores, que do alto da arquibancada cospem nos locutores e até fazem outras gracinhas menos cheirosas.
Mas, o Ciro também fazia locução comercial e de noticiosos e atuava na reportagem como neste flagrante em que entrevista, no estúdio sua majestade Marta Rocha, Miss Brasil e que só não foi Miss Universo porque os jurados, extremamente zelosos, ao fazer os testes finais perceberam duas polegadas a mais nas graciosas ancas de nossa conterrânea. Aliás, a moça sempre foi muito vigiada. Note como ela é secada pelo Humberto Mendonça (locutor) e o Renato Machado (operador de som) do horário.
Ciro Marques Nunes nasceu em Lages (SC), no dia 15 de julho de 1930. É o terceiro de uma família de seis irmãos todos radialistas: Osni, Cora, Ely, Nívea e Iran. Iniciou na Rádio Guarujá em 1947 atuando como locutor, repórter e narrador de futebol. Em 1955 transferiu-se para a Diário da Manhã onde também exerceu a função de cronista. Posteriormente transferiu-se para a Rádio Jornal A Verdade atuando como locutor, produtor e redator de programas noticiosos. Em seguida foi para o Rio de Janeiro para trabalhar na Rádio Mayrink Veiga.
Radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador é Mestre em Administração pela UDESC – Universidade do Estado de SC: para as áreas de marketing e comunicação mercadológica. Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador, editor e primeiro presidente é conselheiro nato do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia.
Bom dia, adoramos a matéria. Apenas duas correções: achamos que é o Estádio Carlos Renaux, em Brusque e o ano de nascimento é 1929. Continuaremos em contato. Tânia.
Olá Tânia, na matéria nós nos referimos ao início das transmissões esportivas da Rádio Guarujá no final da década de 1940. Estamos interessados em conhecer mais informações sobre sua pesquisa. Sua colaboração será sempre bem vinda.