Começa rodada de negociações para documento final da Rio+20

Publicado em: 13/06/2012

Representantes de governos discutem, até sexta-feira, principais pontos do texto; 20% do documento já foi acordado. Mas isso não dá a impressão completa, porque na realidade, são alguns pontos, como quem vai pagar pelo desenvolvimento, já que os países ricos e pobres têm responsabilidades diferentes.

MÍDIA | Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York *

Começou nesta quarta-feira a última rodada de negociações sobre o documento final da Rio+20. Representantes de governos estão reunidos no Rio de Janeiro e discutem até esta sexta-feira vários pontos do texto. O chefe de comunicações do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU, Desa, disse que os países devem entrar em um acordo sobre 80% do documento. Em entrevista à Rádio ONU, do Rio de Janeiro, Nikhil Chandavarkar explicou como devem ser as negociações.

“Não podemos falhar, temos que chegar a um acordo e 20% do texto está acordado. Mas isso não dá a impressão completa, porque na realidade, são alguns pontos, como quem vai pagar pelo desenvolvimento, já que os países ricos e pobres têm responsabilidades diferentes. Esses são princípios que têm que ser reafirmados. O acordo vai ser na forma de um pacote. E esse pacote tem que ser negociado ainda. É isso que vamos tentar fazer nos próximos três dias.”

Nikhil Chandavarkar afirma estar otimista sobre o acordo. Segundo o representante do Desa, entre agora e 2015, as nações deverão negociar metas em áreas chave como energia, água e oceanos.

A Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável começa em uma semana. São esperadas 60 mil pessoas no Riocentro, sendo 20 mil participantes da sociedade civil.

*Com reportagem de Mônica Villela Grayley, enviada especial da Rádio ONU ao Rio de Janeiro.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *