Como é útil o rádio! Parte 1

Publicado em: 21/09/2009

Somos eternos apaixonados pelo rádio. Ele nos proporciona todos os tipos de sensações. Notícias alegres, tristes. Ele traz ao nosso conhecimento tudo que acontece no Ceará, no Brasil e no mundo. Lamentamos que alguns profissionais do rádio e donos de concessões estejam desvirtuando a finalidade precípua da radiodifusão, que é a de educar e não deseducar.

Um fato nos chamou a atenção e nos deixou curiosos e ao mesmo tempo abismados. Existe uma dificuldade enorme na aquisição de rádios portáteis de boa qualidade e de uma excelente marca. O mercado atual está infestado de rádios de procedência duvidosa muitos fabricados no Paraguai e outros tantos na China.

Temos um compromisso com a verdade e denotamos que muita gente os compram, mas são de péssima qualidade. Onde estão as marcas famosas de rádios portáteis? Queríamos saber. O rádio de boa qualidade está sempre atrelado a um toca discos ou no famoso três em um. Lamentável. Queríamos mostrar nestas inserções como é útil o rádio para o ser humano.
“Manoel Monteiro foi, em Fortaleza, o pioneiro do Espiritismo pelo rádio, quando em 1956, manteve por quase três anos, na então PRE-9 a tão divulgada, Ceará Rádio Clube”. A pioneira como ficou carinhosamente conhecida até na divulgação da Doutrina Espírita foi a primeira do estado do Ceará a divulgar o Espiritismo.

A Ceará Rádio Clube de grande tradição vem sofrendo mudanças constantes, inclusive na sua nominação. Passou de Ceará Rádio Clube para “A Clube” como se o nome Ceará difamasse a emissora que está na lista das afiliadas das redes de rádio.

Vejam alguns aspectos da criação da emissora pioneira no Ceará: João e José Dummar trilharam a trajetória comercial de sucesso da família, tornando-se os representantes da Philips do Brasil, da Rádio Brunswich Corporation, da companhia Brunswich de Bilhares, dos pianos Essenfelder e do automóvel Skoda, procedente da ex-Tchecoslováquia. O destino marcou um encontro de João Dummar com Demócrito Rocha, selando uma amizade sólida entre eles, que se tornaram figuras importantes da mídia jornalística e eletrônica de sua época. No mesmo ano de 1928, em que se firmou a Sociedade Dummar & Cia Demócrito Rocha fundou o jornal O Povo, em Fortaleza.

A era da radiodifusão no Brasil começou com Roquete Pinto, ao fundar a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, em 1923. Então na província de Fortaleza, em 28 de agosto de 1931, oito anos após, com o entusiasmo de um adolescente, João Dummar fundou a Ceará Rádio Clube, uma associação integrada por amadores da radiotelefonia, e dela participavam: Jorge Ottoch, Francisco Aprígio R. Nogueira, Clóvis Fontenele, Joaquim da Silveira Marinho, Álvaro de Azevedo e Sá entre outros.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *