Consulta pública para rádio digital esperada ainda este mês

Publicado em: 08/05/2009

Depois da TV digital, que completa um ano e meio no Brasil e já está presente em 17 cidades, o rádio também pode vencer uma etapa importante de seu processo de digitalização. 

O lançamento de uma consulta pública para a apresentação dos padrões digitais disponíveis no mercado nacional e internacional deverá acontecer no 25° Congresso Brasileiro da Radiodifusão, realizado pela Abert, entre os dias 19 e 21 deste mês, em Brasília.

Estão confirmadas as presenças do vice-presidente da República, José Alencar, na solenidade de abertura, da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, que fala sobre o momento do Brasil e suas perspectivas, e do ministro das Comunicações, Hélio Costa, que irá apresentar o panorama das comunicações digitais no Brasil. O evento, que acontece no Centro de Convenções Brasil 21, será transmitido ao vivo pela internet (www.abert.org.br/25 ).

A digitalização do rádio será tratada pelo ministro na plenária “Panorama das Comunicações Digitais no Brasil”, às 8h30min do dia 21. De acordo com o assessor jurídico do Ministério das Comunicações, Marcelo Bechara, como ocorreu com a TV digital, o Minicom vai analisar as propostas das empresas e receber contribuições de pesquisadores.

O assunto continuará em debate na plenária “Construindo o Futuro do Rádio na Era da Convergência”, a cargo do norte-americano Gerardo Tabio, um dos maiores especialistas em rádio no mundo. Com 30 anos de experiência em rádio, como diretor de marketing, Tabio trabalhou com algumas das maiores empresas de broadcasting do mundo, como CBS Radio, Turner Entertainment e BBC.

A Abert, que representa 2,5 mil emissoras de rádio e 320 de TV, prevê a participação de 1,5 mil radiodifusores. No programa, estão previstas sete conferências, oito painéis temáticos e quatro legislativos. Ao mesmo tempo, será promovida uma Feira Internacional de Equipamentos e Serviços, com mais de 50 empresas nacionais e multinacionais, e o 28º Seminário Técnico Nacional da Radiodifusão, dirigido a profissionais da área, que discutirão temas como mobilidade para televisão, internacionalização do modelo digital de TV brasileiro, padrões para rádio digital e gerenciamento de conteúdo para TV.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *