Continua o agito no mundo das ondas do rádio

Publicado em: 27/06/2013

Médias, curtas e frequencia modulada estão na dança ainda sem decisão. DRM ou HDRadio, eis a questão.

O Conselho Consultivo de Rádio Digital do Ministério das Comunicações está estabelecendo os parâmetros para os novos testes propostos pelo governo nos dois sistemas de rádio digital que se apresentam para serem adotados no Brasil: DRM e HDRadio. Os testes em Ondas Curtas (OC),  serão conduzidos pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), a partir de Brasília, somente em DRM, pois o HDRadio trabalha nessa banda.

Os testes em Ondas Médias (OM, AM como é mais conhecida) , ao que tudo indica, também serão somente em DRM, pois o sistema americano não apresentou até esta data os seus dados para que o Minicom realize o planejamento dos parâmetros a serem testados. Em FM de alta potência foi decidido que os testes serão realizados em São Paulo capital, mas ainda não foi definida a emissora. Os testes em FM de baixa potência (comunitárias) serão feitos em Santa Catarina, também em emissora a ser escolhida.

O engenheiro Flávio Lima do Minicom ressaltou a importância da conclusão de todos os testes em 2013, em virtude de que a decisão já está atrasada e este atraso prejudica todo o meio radiofônico. Flávio Lima também deseja fazer um teste que chamou de “laboratório”, em Brasília, em FM de baixa potência com condições ideais de propagação, para que a variação da potência e de outros parâmetros possam ser claramente medidas. Outros parâmetros dos testes também estão sendo definidos: os dois sistemas serão testados em seu modo mais robusto (maior alcance e menos serviços) e seu modo mais completo (maior quantidade de serviços – três canais de áudio e um de dados com capacidade de fluxo de bits para transmissão até de vídeos, no caso do DRM).

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *