Cuide da voz

Publicado em: 16/02/2009

A Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis está dando um bom exemplo, que deveria ser seguido pelas emissoras de rádio do país. O órgão distribuiu às unidades escolares cartazes com a campanha “Cuide da voz, antes que ela desapareça”. O público alvo são os professores que atuam na educação infantil e no ensino fundamental.
Uma das dicas é que todos, ao longo do dia, bebam muita água durante as aulas. A água lubrifica a laringe, diminui a produção do muco e limpa os resíduos nocivos trazidos pelo ar.
Outra orientação é que os profissionais mantenham a postura correta, livre de tensões e concentrando a respiração na região abdominal. Outro alerta diz respeito à disciplina de se fazer uma boa articulação das palavras e reduzir a velocidade da fala, não competindo com os ruídos, pois gritar machuca as pregas vocais pela tensão exagerada e pelo atrito entre os tecidos.
Uma alimentação leve facilita a respiração e evita o refluxo. Alimentos cítricos, a exemplo da maçã, possuem propriedades que são excelentes para a garganta e cordas vocais.
A campanha pela melhoria da voz é do programa de Saúde e Bem-estar dos Servidores, PROSABES, vinculado ao Departamento de Administração Escolar da Secretaria de Educação.
Que tal as emissoras de rádio se preocuparem um pouquinho também com a voz dos comunicadores das ondas hertzianas?

2 respostas
  1. Maricelia Brito says:

    Fico feliz em saber que a Campanha está tendo repercussão,mas infelizmente ainda não conseguiu atingir todo o pessoal de Rádio e TV. Sou Fonoaudióloga com Especialização em Voz pela UFSC, e tenho participado das Campanhas do Dia Mundial da Voz (16 de abril), campanhas estas que aos poucos vão ganhando espaço na mídia. Enquanto isso deixo aqui meu endereço eletrônico para contato com quem precise ou queira mais informações…Grata
    Fga. Maricelia Brito ([email protected])

  2. Ricardo Medeiros says:

    Oi Maricelia, obrigado pelas sua conribuição. Gosaria publicamene de convidá-la para escrever um texto sobre o cuidado que devemos ter com a voz. O texo seria veiculado aqui no Caros Ouvintes. Você topa? É só mandar o texto pra mim: [email protected]. Meu telefone é 8411-0911.
    Um abraço,

    Ricardo Medeiros

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *