Daacenters

Publicado em: 26/03/2013

Rádio CBN Brasil | MUNDO DIGITAL, com Ethevaldo Siqueira
Milton – Ethevaldo, na sua opinião, qual é a mais importante infraestrutura de tecnologia da informação para a vida humana?
Ethevaldo – Não tenho dúvida em afirmar que são os datacenters, Milton. Eles controlam energia, iluminação, telecomunicações, internet, transportes, tráfego urbano, bancos, sistemas de segurança, saúde pública, entretenimento e até nossa integridade física. Assim, a vida da maioria das pessoas depende hoje do bom funcionamento e da disponibilidade dos datacenters.

Milton – Mas o que são, na realidade, os datacenters?
Ethevaldo – É preciso, antes de tudo, não confundir datacenter com call center, que são centros de atendimento de clientes. Esse esclarecimento é necessário porque a maioria das pessoas ainda não tem muita familiaridade com a tecnologia da informação, Milton. A essas pessoas, lembramos que um datacenter reúne em um edifício especial os recursos mais modernos para armazenamento de dados, para computação e para telecomunicações. Ele é um dos locais onde se realizam as operações de computação em nuvem e funciona como grande armazém de dados e informações, para uso das empresas públicas e privadas.

Milton – E como têm evoluído os datacenters?
Ethevaldo – Eles evoluem tão rapidamente, Milton, que daqui a três anos, 60% dos datacenters serão 40% menores e suportarão uma carga de trabalho 300% maior, segundo prevê um estudo do Grupo Gartner. Aliás, um dos maiores desafios para o mundo hoje é armazenar a massa crescente dados e informações produzida a cada ano.

Milton – E como está o Brasil nesse área de data centers?
Ethevaldo – É uma área que está em desenvolvimento acelerado. O Brasil tem construído datacenters cada dia mais modernos e mais eficientes. O País ainda precisa ampliar muito essa infraestrutura estratégica da era digital. Vale lembrar que os países mais desenvolvidos no mundo, hoje, são os que dispõem de mais datacenters. Os Estados Unidos, por exemplo, dispõem hoje de metade do número de datacenters existentes no mundo.

Milton – E como as empresas usuárias podem atualizar seus conhecimentos nessa área?
Ethevaldo – Há dois caminhos básicos, Milton: um deles é a universidade, mas o número de cursos de pós-graduação nessa área ainda é pequeno. Outro é participar de eventos especializados de alto nível, como a conferência internacional que será realizada em São Paulo nos dias 9 e 10 de abril.

Milton – E que evento será esse?
Ethevaldo – Será o Encontro sobre Infraestrutura de TI e Operações de Data Center, que tem o título, em inglês, de IT Infrastructure, Operations & Data Center Summit 2013.

Milton – E que devem fazer os interessados em participar desse evento?
Ethevaldo – Eles podem acessar o endereço www.gartner.com/br/datacenter para inscrever-se.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *