Deputada propõe criação de Fundo para Mídia Independente

Publicado em: 26/05/2014

Em recente edição – Carta Maior de março de 2014 – publicou matéria sobre projeto da deputada Luciana Santos, PCdoB/PE, que propõe a criação de Lei que ampare e remunere o trabalho de profissionais ao produzirem conteúdo para publicações em mídia independente. Mídia independente, aqui entendidos os meios de comunicação de massa, como por exemplo as emissoras de rádio e televisão comunitárias, públicas e educativas.

Conviria nos reunirmos em torno desse projeto para dar-lhe sustentação política já que uma iniciativa dessa natureza, por certo, será objeto de resistências e até ações contrárias por parte dos grandes conglomerados de comunicação.

Vitoriosa essa iniciativa, um grande número de profissionais independentes poderiam alimentar com o produto do seu trabalho uma mídia alternativa, capaz de disseminar suas idéias a todos os cantos e rincões brasileiros.

Para os jovens e os desejosos de prestar esse serviço essencial à informação dos eleitores, ouvintes e telespectadores, por exemplo numa eleição majoritária, atualmente divulgada maciçamente pelos canais abertos das grandes mídias nacionais, que sabemos, são controladas por pouco mais de uma dezena de famílias.

É sabido que os oligopólios acirrados obstam os comunicadores e formadores de opinião do país, restrito a um pequeno número comparado com o gigantesco território e milhões que integram a nossa população.

Nós, os comunicadores, sabemos por vocação o que pode um microfone bem utilizado representar em estímulo do público, e a oportunidade que isso se nos apresenta, para contrabalançar o poder centralizado da grande mídia.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *