Dia do Radialista

Publicado em: 07/11/2008

São muitas as lembranças que nos fazem refletir sobre o desenvolvimento tecnológico promovido pelo ser humano. Por Lino Carneiro

Olhar para o céu e ver pássaros mecânicos que transportam pessoas, ligar o computador e ler um e-mail de um amigo que mora em outro país ou pegar um pequeno celular e fazer vídeos, fotografar, e baixar músicas. Mas uma das melhores lembranças é da “Era do Rádio”, ocorrida nos anos 40 e 50, no Brasil.

Bastava ligar aqueles grandes e pesados aparelhos, e todos corriam para ouvir muitos ruídos e uma programação recheada de musicais, transmissões esportivas, programas de humor, hora certa, entre outros. O rádio era a principal fonte de informação e as vozes dos radialistas disputavam a atenção e o respeito do público. Vozes de profissionais que não aparecem, porém influenciam a vida e o comportamento de muitas pessoas.

Os radialistas se tornaram ídolos e até hoje levam informação e entretenimento para os lares dos brasileiros. O Dia do Radialista é comemorado em 21 de setembro. Os profissionais do rádio são responsáveis por produzir conteúdos de interesse público, narrá-los e comentá-los quando for necessário.

Para vários cidadãos os radialistas se tornam amigos e companheiros nas horas de solidão. Antigamente não se poderia carregar o rádio para outros lugares, hoje em dia os ruídos diminuíram, os programas ganharam novos formatos e o rádio cabe na palma da mão.

Esta matéria foi publicada originalmente em 2006, quando o Dia do Radialista ainda era comemorado em 21 de setembro.

Site relacionado: http://www.aminharadio.com/radio/event_21-09

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *