Do jornalismo à música: confira destaques do acervo da Rádio Nacional
No dia 13 de novembro a Empresa Brasil de Comunicação realizou um seminário sobre acervos audiovisuais e sua preservação.
Um dos motivos do evento foi ressaltar a importância dos acervos das emissoras que fazem parte da Empresa. As origens do acervo da EBC remontam à primeira rádio do Brasil, a Sociedade do Rio de Janeiro, fundada em 1923 por Roquette Pinto – atual Rádio MEC, e à Rádio Nacional do Rio de Janeiro, que desde 1936 ajuda a contar a história do país, chegando às mais remotas regiões.
O conjunto de produções dessas emissoras se une aos conteúdos gerados atualmente por veículos da EBC, como a TV Brasil e as rádios MEC AM e FM, além da Nacional.
Todo esse acervo vai além de escrever a história desses veículos de comunicação, seus conteúdos fizeram parte da vida do país e dos brasileiros, que ainda hoje se reconhecem na programação das emissoras da EBC.
(EBC, 17/11/2018)
A edição do site do Instituto Caros Ouvintes tem a participação da equipe da Infomídia Comunicação. A Infomídia existe desde 1995, sediada em Florianópolis (SC). Atua com desenvolvimento de sites, produção de conteúdo e marketing digital para empresas e organizações não-governamentais.
Olá amigos.
Hoje eu me deparei com um áudio com um capítulo da rádio-novela Jerônimo, o Herói do Sertão. Fui em busca de encontrar outros, entretanto, não estou achando mais nada disponível.
Ao encontrar essa página, fiquei animado com esse processo de digitalização do acervo da Rádio Nacional, mas não sei se o material será disponibilizado online em algum site. Vocês teriam essa informação? E, mesmo que esses arquivos não estejam disponíveis via internet, existe algum lugar onde poderíamos acessar possíveis cópias físicas desse material?
Muito obrigado.