Em tempo de Copa, em todos os tempos

Publicado em: 12/06/2006

Na verdade, na verdade vos digo meus caros ouvintes, o título poderia ser – e talvez ficasse melhor – Em tempo de Copa, em todos os templos. Jogo de palavras? Não, por certo que não.
 Por Antunes Severo

Vim convidar-lhes para uma reflexão. Sim, uma reflexão no exato momento em que a Seleção Brasileira estréia na Copa Mundial de Futebol, em busca do hexa campeonato.
No dia 13 de fevereiro de 1974 – la se vão 32 anos – eu ganhei um presente especial do Zininho: o LP Poemas para rezar com oito poemas do padre e escritor francês Michel Quoist, com tradução de Lucas M. Neves. Tanto a seleção dos poemas, como os intérpretes foram selecionados a dedo. Coube a Floriano Faissal a direção artística do projeto. A interpretação ficou a cargo de Paulo Gracindo, Roberto Faissal e Isis de Oliveira. Lourival Faissal foi o responsável pela sonofonia da gravação que foi realizada nos estúdios da Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

Um dos poemas é Futebol, onde o autor narra uma partida disputada entre duas equipes imaginárias. Duas equipes as quais não basta ganhar, mas é preciso saber se cada um dos oficiantes aproveitou a disputa para dar e receber a contribuição que os torcedores esperavam.
Com votos de um belo jogo e que vença o que mais merecimentos tiver, deixo para sua reflexão na palavra de Paulo Gracindo: Futebol.
Serviço:

:: LP – abreviatura de long play usada para identificar os discos de vinil de 12 polegadas, gravados na velocidade de 33 1/3 rpm.
:: Sonofonia – som ornamental, fundo e passagens musicais utilizadas para intensificar o clima de determinados diálogos em radioteatro. Mais conhecida como sonoplastia.
:: Oficiante – No sentido de jogador da partida.
:: O disco Poemas para Rezar é uma edição filantrópica que antecedeu a realização do VIII Congresso Eucarístico Nacional, realizado em Brasília em 1970
Site relacionado:
:: Escola de Rádio


{moscomment}

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *