Emissora de rádio é uma das estratégias da EJA para ensino e aprendizagem

Publicado em: 28/05/2020

Assim como os do ensino fundamental, os matriculados nos 10 núcleos da modalidade de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis (SME) estão com atividades pedagógicas não presenciais.

foto/divulgação: Arquivo SME

Essas atividades são planejadas semanalmente pelos professores de todos os núcleos e postadas no Portal Educacional da SME e nas redes sociais, informa o secretário municipal de Educação Maurício Fernandes Pereira. Ele também afirma que estão matriculadas nesta modalidade 1.620 pessoas a partir de 15 anos de idade, que buscam se alfabetizar ou concluir o ensino fundamental.

Os professores da EJA elaboram atividades propositivas, interagindo com os estudantes e dando retorno a eles sobre as tarefas. Nessas atividades são aprofundados diversos conceitos, procedimentos e discussões próprios da educação fundamental. Os estudantes fazem, regularmente, síntese de filmes, programas de televisão, shows, palestras on-line ou até sobre produções manuais, como costura, marcenaria e horta.

Os trabalhos desenvolvidos são publicados no Portal Educacional, no qual a EJA possui um espaço especifico destinado para as turmas de anos iniciais e anos finais, além dos endereços das redes sociais dos núcleos.

Sintonizados na Continental

Um dos 10 núcleos da EJA de Florianópolis possui uma emissora de rádio, criada há três anos. Ela se chama “Rádio Continental EJA”, coordenada pelo professor Diego Pacheco. Os programas da emissora, em forma de podcast, são postados no endereço eletrônico https://www.facebook.com/radioejacontinental/ e enviados igualmente por Whatsapp. Destaca Diego que, “a partir destes programas, os estudantes produzem textos, áudios e vídeos com análises, críticas e reflexões”.

Nas segundas e sextas-feiras há a apresentação do programa “Leitura livre”. Já nas terças-feiras e quintas-feiras vai ao ar “Quarto de despejo”. E quarta-feira é o dia da “Onda sonora”.

No programa “Leitura livre” de maio os estudantes ouviram trechos do livro “A guerra não tem rosto de mulher”, escrito pela bielorrussa Svetlana Aleksiévitch. Na obra a autora, reuniu relatos reais de mulheres soviéticas que, quando jovens, combateram as tropas nazistas de Adolf Hitler durante a Segunda Guerra Mundial.

Também neste mês, eles ouviram o poema “Enquadro poético”, de Sérgio Vaz, um dos escritores que promovem a periferia, a favela e o subúrbio. Os poemas de Vaz são carregados de vida urbana, de povo, de luta social e de crítica.

Em “Quarto de despejo” são interpretados trechos do livro “Quarto de despejo: Diário de uma favelada”, publicado no ano de 1960 e escrito por Carolina Maria de Jesus. O livro narra o dia a dia da autora nas comunidades pobres da cidade de São Paulo.

Já em “Onda sonora”, há entrevistas, acompanhadas de muita música, sobre a obra e a vida de diversos artistas catarinenses, inclusive cantores, compositores, artistas plásticos que estudam na EJA e também de outras regiões do país.

ENDEREÇOS NAS REDES SOCIAIS DOS 10 NÚCLEOS DA EJA

EJA Centro I – https://www.facebook.com/eja.diurno

EJA Centro II – https://www.facebook.com/groups/158811782116084/?ref=share

JA Centro III – https://www.facebook.com/EJA-Centro-III-100485164972819/

EJA Continente I – https://www.facebook.com/ejacontinente1

EJA Continente II – https://www.facebook.com/eja.continenteii.5

https://www.instagram.com/invites/contact/?i=1jlxot25q0c1c&utm_content=6asd34l

https://sites.google.com/prof.pmf.sc.gov.br/repositorioeja

EJA Sul I – https://www.facebook.com/nucleoejasul/

EJA Sul II – https://ejasul2018.wixsite.com/meusite

EJA Norte I – https://www.facebook.com/EJA-NORTE-II-110104167358336

EJA Norte II – https://www.facebook.com/Ejanorte1-2020-106867400993491/

EJA Leste – https://www.facebook.com/Eja-Leste-Rio-VermelhoLagoa-102221941368196/

(PMF, 27/05/2020)

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *