Entenda como vai funcionar o seu rádio digital

Publicado em: 15/10/2007

A tecnologia da rádio digital (HD Radio) permite transmitir em alta qualidade de definição. Para os ouvintes que têm um receiver (receptor) de HD Radio, os benefícios são vários: rádios AM e FM com qualidade quase de CD; fim dos chiados; aumento de opções, uma freqüência pode ter outros canais; transmissão de dados com o nome da música, autor e intérprete.
Da Redação

A tecnologia permite que uma emissora de rádio transmita mais informações e dados na mesma freqüência. Isto quer dizer que terá um som com maior qualidade próxima do padrão de som de CD. Rádio AM com qualidade quase de CD
Rádio AM usa o menos espaço de bandas ou “bandwidth” que FM. Não existe banda suficiente pra dar ao HD Rádio a mesma qualidade de CD que as FMs usam. Mas tem espaço suficiente pra dar à AM a qualidade equivalente as FM analógicas. Esta mudança em qualidade de áudio vai ser uma alternativa para o FM, oferecendo mais opções para os ouvintes.
Fim dos chiados
O sinal digital é menos vulnerável a ter problemas de recepção ou saturação. O processador que vai existir no rádio dos ouvintes vai eliminar os problemas que são causados por bloqueios em edifícios e outros lugares como morros, isso desaparece em HD Radio. Você vai ouvir o som puro, limpo e rico. Se por alguma razão você perder o sinal digital (como por exemplo o fim dos limites de cobertura de uma FM) a tecnologia HD Radio volta automaticamente para o sistema analógico, muito similar quando uma FM muda de stereo pra mono. O rádio faz um sacrifício em qualidade pra pegar a melhor recepção.
Transmissão de dados como nome da música, autor e intérprete
Outro benefício do digital é a possibilidade da emissora transmitir informações adicionais junto com a transmissão da música. Tipicamente, isto quer dizer leitura de texto em movimento no “display” do seu receptor que poderá ser: título da música, artista, trânsito, manchetes de jornais e até a identificação da emissora.
Multicasting
Além de duplicar a programação analógica em transmissão HD, as emissoras podem dividir o sinal em porções. Isso permite a emissora ser “multicast”, o que é uma opção excelente, pois permite transmitir dois ou mais programas simultaneamente.
A Tecnologia Digital
HD Rádio não é como TV de alta definição, onde a transição para digital custa milhões de dólares, para o empresário concessionário do canal de rádio custará em torno de US$ 75 mil  pra converter o sinal. Nos EUA, o ouvinte/consumidor de rádio terá a chance de participar na conversão de HD rádio ou não. O governo americano pretende terminar de vez com o sinal de TV analógico. Em rádio você escolhe a conversão e ainda pode ouvir emissoras AM e FM no atual sistema analógico.
Como funciona o HD radio?
A tecnologia funciona basicamente como o mesmo sistema de transmissão analógico: a emissora envia o sinal analógico e os sinais de rádio digitais juntamente com um terceiro sinal pra a transmissão de dados. 1) O sinal digital é comprimido antes de ser transmitido. 2)As três faixas de sinais são transmitidas  pelo transmissor digital. 3) Interferências causadas pelos edifícios são ignoradas em rádio digital. 4) O seu rádio recebe o sinal e, dependendo do equipamento, você vai ouvir um “feed” digital ou analógico. HD Rádio não será um serviço por assinatura, dependerá de audiência e publicidade pra cativar ouvintes. Todos poderão escolher a opção de adotar o digital ou manter o analógico. No momento os norte-americanos têm a chance de saber qual emissora está convertida e transmitindo em HD
Radio: www.hd-radio.com
Agora que os modelos estão disponíveis para o público, mais emissoras estão investindo no HD. Há alguns meses os maiores grupos de rádios nos Estados Unidos formaram uma aliança pra fortalecer o rádio digital. Com isso um dos parceiros, a Clear Channel, imediatamente lançou uma campanha nos sites das suas emissoras, chamado “HD Digital Radio, Experience it Now” onde o internauta pode ouvir cada um dos canais adicionais das suas emissoras transmitindo um tipo de formato no canal HD2.
Pra isso, Radioman disponibilizou o link para os radiodifusores no Brasil ouvirem os novos tipos de segmentos nos canais adicionais do HD2.
Fonte: http://www.radioman.com.br
Pauta sugerida por Ubiratan Lustosa.
Tradução: Caros Ouvintes.

 


{moscomment}

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *