Entrevista: Isabela Lapa (Editora do blog ‘Universo dos leitores’)

Publicado em: 02/02/2015

O site Caros Ouvintes traz para vocês uma entrevista com Isabela Lapa, advogada e editora/colunista do blog ‘Universo dos Leitores’, espaço dedicado à divulgação da cultura, que apresenta novidades relativas ao universo da literatura em seus variados gêneros, do cinema, da arte, da música, das histórias em quadrinhos, das séries etc.

Isabela, ao lado da editora Kellen Pavão e também da ótima equipe de colunistas do blog (Angélica Pina, Josielma Ramos, Laila Perdigão, Aline Resende, Terezinha Pereira, Luiz Antonio Ribeiro e Jordan Lacordaire), faz um excelente trabalho para os amantes da cultura.

Isabela

1. Isabela, primeiramente gostaria de saber como ocorreu seu primeiro contato com a literatura e em que momento surgiu a paixão pelo universo das letras?

Meus pais sempre me incentivaram a ler e me presentearam com livros e revistas, então a leitura faz parte da minha vida desde a infância. Lembro-me do amor pela Turma da Mônica, pela Coleção Vagalume, pelos livros do Pedro Bandeira etc.

Não consigo recordar o momento exato em que despertei essa paixão, sinto que ela sempre existiu na minha vida.

2. Poderia nos revelar seus autores e livros prediletos?

Eu costumo dizer que escolher livros e escritores preferidos é uma missão muito complicada. Acredito que existem livros específicos, para momentos específicos, então o preferido de hoje pode não ser o de amanhã e vice-versa.

Não sei se tenho uma resposta precisa para essa pergunta, então vou citar livros que eu indico sem receio para os mais variados tipos de leitores: Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Márquez; 1984, de George Orwell; Laranja Mecânica, de Anthony Burgess; Vigilância Líquida, de Zygmunt Bauman; O Conto da Ilha Desconhecida, de José Saramago; A Insustentável Leveza do Ser, de Milan Kundera; e Lolita, de Vladmir Nabokov.

3. Como surgiu a ideia para criar o blog ‘Universo dos Leitores’?

No período da faculdade meu tempo ficou muito reduzido e eu praticamente não tive contato com livros de literatura. Dediquei quase que exclusivamente à leitura de obras técnicas de direito.

Quando terminei o curso, decidi que precisava voltar a ler e surgiu a vontade de falar sobre essas leituras, compartilhar, trocar opiniões. Lembro que publiquei no Facebook algo como “vontade de criar um blog de literatura”.

Vários amigos comentaram essa publicação e apoiaram a ideia. Fiquei alguns dias pensando no assunto, conversei com a Kellen, que é minha amiga de longa data e sempre compartilhou comigo a paixão pelos livros, e coincidentemente ela estava com a mesma vontade que eu.

Com isso, começamos com o blog, que aos poucos foi conquistando espaço, ganhando novos colunistas, realizando parcerias com editoras etc. A ideia inicial era ter uma página pessoal, a mudança de perspectiva veio com o crescimento natural do projeto.

4. Além de literatura, o blog traz matérias sobre cinema, música, HQs, séries e Arte. Conte-nos sobre esse gosto pelo universo nerd e em que momento ele foi despertado?

O amor pelas histórias em quadrinho começou na infância com as histórias da Turma da Mônica. Quanto aos filmes, músicas, séries de TV e artes, fui descobrindo aos poucos, mas de certa forma, assim como os livros, sinto que esse universo sempre integrou a minha vida.

Quando criança eu não perdia um episódio de Chaves ou Castelo Rá-Tim-Bum, assim como assisti incansavelmente o filme A Dama e o Vagabundo. Por isso o blog fala de tudo. A intenção foi reunir coisas que sempre despertaram meu interesse.

5. O blog tem recebido cada vez mais visitas, conquistado muitos leitores pelo ótimo conteúdo desenvolvido. Gostaria de saber como é a sensação de ter todo esse retorno por parte do público?

Quando pensei em criar o blog a intenção era registrar as minhas leituras e compartilhar com alguns amigos. Não imaginava que o projeto tomaria proporções maiores e alcançaria tantos leitores.

É muito gratificante ver esse crescimento, sentir o carinho das pessoas, saber que elas lêem um título ou outro confiando na indicação do blog etc. Isso estimula a tentar melhorar o conteúdo e fazer um projeto ainda mais interessante e diversificado.

6. Isabela, agradeço a entrevista concedida ao site Caros Ouvintes. Gostaria de deixar um recado final para os leitores do blog e também para aqueles que ainda não conhecem o ‘Universo de Leitores’?

Aos leitores do blog eu só tenho a agradecer pelo carinho e pela participação. Para os que não conhecem, espero que tirem um tempo para acessar nossa página e as nossas redes sociais. Serão todos muito bem vindos! Nosso espaço é para compartilhar ideias, sensações e emoções, então a participação de todos é essencial.

Confiram o ‘Universo dos Leitores’ no seguinte endereço:
www.universodosleitores.com

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *