Especial comemorativo dos 70 anos do Repórter Esso

Publicado em: 19/08/2011

O Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) disponibiliza para emissoras de todo o país material comemorativo dos 70 anos da primeira transmissão do noticioso O Repórter Esso, marco do início do radiojornalismo brasileiro. Caros Ouvintes participa do projeto disonibilizando os arquivos de áudio para download apartir desta edição e nas próximas dos dias 22 a 28 de agosto. Acompanhe as demais informações na continuação desta matéria. No podcast o spot de chamada para o Especial. O material completo está disponível no blog do grupo. Iniciado nos Estados Unidos, em 1935, O Repórter Esso chegou a 15 países se tornando referência de informação. No Brasil, foi transmitido pela primeira vez em 28 de agosto de 1941, pela Rádio Nacional, no Rio de Janeiro. Durante os quase 30 anos que ficou no ar, a síntese noticiosa conquistou a audiência brasileira dando origem ao jargão: “Se não deu no Esso, não aconteceu”.

A coordenadora do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom Nair Prata, professora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), explica que foi formada uma comissão com 15 jornalistas, encarregados de produzir material sonoro relembrando a história do Repórter Esso e a influência do noticioso nas sete décadas do jornalismo no rádio. “O Esso introduziu práticas utilizadas até hoje como agilidade e antecipação das informações e técnicas de texto como frases curtas e objetivas”, destaca a professora. “O nascimento do Repórter Esso marca o surgimento do radiojornalismo brasileiro”, explica a professora Nair.

“O trabalho foi desenvolvido com o objetivo de poder ser usado por qualquer rádio brasileira a partir da próxima segunda-feira, dia 22 de agosto. São produções curtas, viáveis para encaixe nas grades de programação das emissoras,” explica a coordenadora da Comissão, Maria Cláudia Santos, coordenadora de Jornalismo da Rádio Itatiaia (MG).

A Comissão sugere ainda a realização de uma cadeia informal de rádio em todo o país, com cada veículo transmitindo um programete de dois minutos sobre o assunto no domingo, 28 de agosto, exatamente às 12h55. O programete “28 de Agosto – Marco Radiojornalismo” segue pronto para ser transmitido.

Estão à disposição para download

1- Spot Comemorativo 70 anos Repórter Esso – 70 anos radiojornalismo

2- Seis programetes para serem veiculados da segunda-feira (22) até o sábado (27) de agosto em qualquer horário da programação.

3- Programete Especial 70 anos de Repórter Esso, para ser veiculado no dia 28 de agosto às 12h55.

4- Entrevistas com estudiosos e nomes que deram voz ao Repórter Esso em diferentes estados brasileiros, além de depoimentos de ouvintes que têm na memória as lembranças da época em que O Repórter Esso ia ao ar.

Comissão 70 anos radiojornalismo: Coordenação: Maria Cláudia Santos |
Supervisão Programetes: Tacyana Arce

Membros: Dioclécio Luz, Douglas Gonçalves, Eduardo Paiva, Gil Horta, Gisele Sayeg, Ismar Capistrano, Janine Marques Passini Lucht, Juliana Gobbi, Leandro Olegário, Leyla Coimbra Thomé, Luciano Klöckner, Nair Prata, Sônia Pessoa.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *